O que você procura?

Previdência Municipal aborda tema Saúde Mental da Pessoa Idosa

Com o tema “Pessoa Idosa e Saúde Mental”, o projeto Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria promoveu palestra, nesta quinta-feira (25), para aposentados (as) e pensionistas da Previdência Municipal de Belém. Realizado no auditório “Dr. Germano da Silveira Ramos”, o evento faz parte das atividades do projeto previstas para o ano de 2024. O objetivo é contribuir com a busca de novos projetos de vida após a aposentadoria, por meio de ações educativas, como palestras, oficinas e eventos culturais, voltadas à qualidade de vida de segurados (as) previdenciários.

Na ocasião, o psicólogo Ryan Espírito Santo, da Seção de Acompanhamento Psicossocial do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), falou das especificidades da faixa etária e sobre os cuidados com a saúde mental. “Foi uma troca muito interessante (de experiências) em que analisamos o contexto social que afeta a nossa saúde mental e sobre como a gente pode lidar com os nossos pensamentos e sentimentos, para enfrentar essas situações”, explicou Ryan.

Os segurados esclareceram dúvidas sobre o tema. Foi o caso da aposentada Maria José da Silva Oliveira, 68 anos, que participou pela primeira vez do projeto. “Achei maravilhoso. Aprendi muita coisa boa e prestei bastante atenção em tudo. Vou levar essas orientações para minha vida. A partir de agora, vou estar presente nas próximas programações”, afirmou a segurada. O Projeto é coordenado pela equipe da Seção de Acompanhamento Psicossocial (SPS) do IPMB.

• INSCRIÇÕES – Segundo a assistente social Heloisa Pinto, coordenadora do projeto, o próximo encontro está programado para o final do mês de maio, quando será realizada uma atividade externa com visita ao recém reformado Palacete Pinho, na Cidade Velha. As inscrições para novos participantes do projeto ainda estão abertas. “Podem se inscrever aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belém e Câmara Municipal, por envio de mensagem pelo número de Whatsapp (91) 98415-7020, ou, se preferir, de modo presencial, na sala da Seção de Acompanhamento Psicossocial do IPMB, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas”, detalha a assistente social.