Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

VALORIZAÇÃO, Servidores públicos participam de roda de conversas

VALORIZAÇÃO
Servidores públicos participam de roda de conversas

Servidores públicos do IPMB (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém) participaram, nesta sexta-feira (30/04), de um encontro online denominado Roda de Conversa: Um Momento de escuta com servidores. Realizado por meio de um aplicativo de videoconferência, o encontro contou com servidores também da SEMAD (Secretaria Municipal de Administração de Belém). Na ocasião, os servidores públicos puderam opinar sobre os desafios da atual gestão pública municipal e apresentar sugestões.

Essa foi a primeira roda de conversa com a participação de servidores públicos do IPMB que se inscreveram voluntariamente para participar do evento. Eles assistiram à reunião em duas salas do videoconferência instaladas no Instituto. A Roda de Conversa é uma ação permanente do Programa de Valorização dos Servidores Municipais com intuito de realizar a escuta sensível e o acolhimento dos servidores públicos municipais para a criação de estratégias de valorização dos profissionais e de humanização dos servidores e do serviço público. A SEMAD, o IPMB e o IASB (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém) coordenam o projeto. A servidora administrativa do IPMB, Michelle Sales, considerou a iniciativa muito válida. “Acredito que um Governo que se preocupa com a opinião do servidor público está no caminho certo. Não adianta falar de gestão pública sem saber dos anseios, das dificuldades de cada um, das condições de trabalho, para sempre motivar quem está no dia a dia do serviço público”, comenta.

Para um dos organizadores da roda de conversas, Marvyn Valente, diretor do Núcleo Setorial de Planejamento (NUSP) do IPMB, o evento foi muito positivo. “Conseguimos analisar as principais demandas dos servidores e o quanto eles vinham sendo menosprezados nos últimos anos. Conseguimos enxergar os seus anseios e a confiança na nossa gestão em cada relato. O futuro da gestão pública tem que contar com a participação ativa deles no processo de construção. Hoje, foi mais um passo para incorporá-los nesse processo”, ressalta.

A assistente social Gisele Batalha, chefe da Seção de Acompanhamento Psicossocial do IPMB e que também está na organização da ação, destaca que realizar a roda de conversa foi um desafio, pelas questões de tecnologia e por possibilitar o acesso aos servidores ao evento virtual. “Pelos comentários, os servidores públicos participantes se sentiram muito acolhidos e valorizados só pelo fato de serem ouvidos. Isso é muito importante e mostra a preocupação da atual gestão em melhorar o serviço público. Há de se ressaltar que, ao mesmo tempo em que servimos, como servidores públicos, também somos servidos como usuários do serviço público. Isso é importante destacar, pois para prestar um bom serviço, você precisa estar bem, e isso inclui desde o relacionamento interpessoal até questões de infraestrutura de trabalho”, salientou.

Ela destacou ainda a emoção que sentiu com a participação do servidor público do IPMB, Flavio Nascimento, que é pessoa com deficiência, auxiliar administrativo e também professor de Língua Brasileira de Sinais (Libras). “Não tem preço você incluir (no evento) alguém que se sente, a maioria das vezes, isolado do mundo, por causa de sua deficiência”, comenta.

CONTINUIDADE Na próxima semana, está prevista uma nova roda de conversas com servidores públicos, desta vez, com a participação de servidores do IASB. Em breve, servidores de outros órgãos municipais também irão integrar o projeto.