Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Servidores efetivos da FUMBEL conhecem mais sobre a Previdência Municipal

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) realizou, nesta sexta-feira (20/05), mais uma programação do Projeto “A Previdência É Nossa”!, desta vez, com servidores públicos efetivos da FUMBEL (Fundação Cultural do Município de Belém). Foi o quinto encontro realizado pelo projeto que tem por objetivo compartilhar informações sobre o RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) aos servidores municipais.

Após serem recepcionados pela presidente do IPMB, Edna D’Araújo, ao lado do presidente da FUMBEL, Michel Pinho, os servidores da Fundação ouviram as considerações iniciais sobre as finalidades do projeto de educação previdenciária que faz parte do Planejamento Estratégico do Instituto de Previdência para difundir a educação previdenciária aos servidores municipais em parceria com as Secretarias, Fundações e Autarquias da administração pública de Belém. “O que queremos é que o servidor municipal conheça o IPMB e se apodere daquilo que lhe pertence: a Previdência. Ela é nossa”, destacou Edna D’Araújo.

Os servidores da Fundação assistiram às palestras realizadas pela diretora do Departamento de Previdência do Instituto, Rosa Cláudia Pereira, que apresentou um breve histórico sobre o surgimento do Instituto de Previdência, desde a década de 1960, com o antigo Montepio dos Servidores Públicos do Município de Belém, até o ano de 2018, com a criação do atual IPMB.

Em seguida, a presidente da entidade previdenciária, Edna D’Araújo, apresentou aos participantes números sobre as finanças da previdência municipal, como gastos com folha de pagamento de inativos e pensionistas; valores arrecadados para pagamento dos benefícios previdenciários de aposentadoria e pensão por morte; aporte financeiro do ente municipal; quantitativo de segurados, saldo do Fundo Previdenciário, entre outros.

Servidor do município de Belém a 31 anos, Helderson da Cruz Silva, 67 anos, foi um dos participantes do encontro. Lotado na recepção da Biblioteca Pública Municipal Avertano Rocha, no distrito de Icoaraci, vinculada à FUMBEL, ele aproveitou para tirar dúvidas sobre o atendimento do Instituto. “Achei ótimo o projeto, porque muitas coisas a gente não estava sabendo (a respeito da Previdência)”, explicou. O projeto vai prosseguir no próximo dia 27 de maio com servidores efetivos da mais um órgão da municipalidade.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas:

Redes Sociais