Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Servidores efetivos contam com serviço de simulação de aposentadoria

A implantação da Aposentadoria Digital no IPMB, ocorrida há dois meses, elevou o Instituto de Previdência a um novo patamar em termos de gestão pública para dar mais eficiência e celeridade aos processos; otimizar despesas e prestar um serviço público com mais qualidade. Assim, um dos serviços realizados pelo Instituto que ganhou ainda mais relevância é a simulação de aposentadoria para servidores efetivos da Prefeitura e Câmara Municipal prestes a se aposentarem. Toda terça-feira, das 09:00 às 13 horas, os técnicos previdenciários do IPMB ficam à disposição dos interessados em saber quanto tempo falta para a aposentadoria e por qual regra constitucional terão direito ao benefício previdenciário.

É o caso da professora Maria do Socorro Almeida de Lima, servidora municipal há 29 anos, que esteve na sede da autarquia previdenciária para fazer a simulação. “Tirei dúvidas e fui orientada a aguardar completar os 30 anos de serviço público, em dezembro, para, no início do próximo ano, dar entrada com pedido de aposentadoria por tempo de serviço”, contou ela, após ser atendida pelo técnico previdenciário Josimar Silva. Na ocasião, ela foi informada sobre a Aposentadoria Digital. O servidor já pode fazer a solicitação de aposentadoria diretamente no próprio IPMB.

Antes de fazer a solicitação, explica o técnico previdenciário Alexandre Barbosa, coordenador de Aposentadorias e Pensões do Instituto, é importante vir ao DPrev (Departamento de Previdência do IPMB) para obter a lista de documentos necessários à requisição da aposentadoria. A documentação será digitalizada no Protocolo do IPMB para compor o processo de aposentadoria que tramitará de modo 100% digital no Instituto. O andamento do processo poderá ser consultado à distância via aplicativo de celular Meu RPPS ou pelo site do IPMB na função consulta de processos. “A Aposentadoria Digital é mais um projeto para facilitar a vida do servidor e para modernizar os serviços de concessão de benefícios previdenciários”, salientou Edna D’Araújo, presidenta do Instituto.

SERVIÇO Para ser atendido (a), o servidor efetivo municipal deve vir ao Departamento de Previdência (DPrev) no IPMB, às terças-feiras, de 09:00 às 13 horas, trazendo os seguintes documentos (originais ou cópias): Carteira de identidade; CPF; certidão, declaração ou parecer de averbação de tempo de serviço e comprovante de averbação de tempo de aposentadoria, se tiver. O Departamento de Previdência fica no primeiro piso do IPMB, na Avenida Almirante Barroso, nº 2.070, no Marco.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: