Servidores públicos municipais que integram os Conselhos Previdenciário (CP) e Fiscal (Confis) e o Departamento de Previdência (DPrev), do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), participaram ontem (25) e hoje (26/05), do curso preparatório para Certificação de Gestores de Regime Próprio de Previdência Social (CGRPPS).
Promovido por uma empresa de consultoria nacional, o curso objetiva preparar os servidores de entidades previdenciárias de todo país a obter a certificação de gestor de RPPS – Regime Próprio de Previdência Social – emitida pela Apimec (Associação dos Analistas e Profissionais do Mercado de Capitais) e Abipem (Associação Brasileira de Instituições de Previdência de Estados e Municípios). O RPPS é o sistema de previdência que assegura benefícios previdenciários de aposentadoria aos servidores titulares de cargo efetivo e de pensão por morte aos seus dependentes.
A participação dos servidores e membros dos Conselhos do RPPS de Belém foi custeada pelo Instituto. “É uma satisfação que o IPMB possa proporcionar a participação dos servidores no curso para que possam obter essa certificação tão importante para o exercício da função de conselheiro previdenciário e fiscal”, destacou a presidente do Instituto, Edna D’Araújo, ao salientar que a certificação é também uma das metas para levar o IPMB a atingir o nível 1 do Pró-Gestão, o Programa Nacional de Certificação Institucional de Governança Corporativa para a modernização da gestão dos RPPS no país.
Julio Cardoso, servidor da Secretaria Municipal de Economia (SECON) e membro do Conselho Previdenciário (CP), ressaltou que “o curso proporcionou preparação aos profissionais para o exame nacional de CGRPPS”. A prova visa comprovar a qualificação técnica necessária dos profissionais que atuam nas instituições de Previdência Social. A servidora pública Ligia Barros, coordenadora de gestão de pessoas do IPMB e membro do Conselho Fiscal, destacou a importância da certificação. “O CGRPPS visa elevar os padrões dos serviços prestados pelos agentes de Previdência”, salientou.