Com a implantação da Aposentadoria Digital, em julho do ano passado, a BELÉMPREV deu início a uma nova fase na gestão previdenciária municipal de Belém, para dar mais eficiência e celeridade à tramitação dos processos de concessão de aposentadorias. Assim, um dos serviços que ganhou ainda mais relevância e que tem sido bastante procurado por servidores efetivos da Prefeitura de Belém e da Câmara Municipal prestes a se aposentarem é a simulação de aposentadoria. Às terças-feiras, das 9:00 às 13 horas, técnicos previdenciários ficam à disposição, na sede da autarquia previdenciária, para prestar orientações sobre o tempo restante para a aposentadoria e em qual regra constitucional terão direito ao benefício previdenciário.
É o caso de Joana Amaral, servidora municipal há 37 anos, que esteve na sede da autarquia previdenciária, para fazer a simulação de aposentadoria. Além de receber as instruções necessárias ao andamento de seu processo de aposentadoria, ela esclareceu dúvidas sobre o benefício previdenciário. O atendimento foi realizado pela técnica previdenciária Cleide Alves. “Fui muito bem atendida e informada dos valores que vou receber referentes à aposentadoria por tempo de serviço”, comenta.
Cleide Alves explica que, em geral, as principais dúvidas são referentes ao valor da aposentadoria. Outra dúvida frequente é sobre a paridade. “Isso ocorre quando há reajuste na remuneração do servidor da ativa e assim o aposentado com paridade passa a ter seu provento reajustado proporcionalmente ao percentual do reajuste na remuneração”, detalha a técnica previdenciária. Caso o servidor ou a servidora estejam aptos à aposentadoria, eles recebem, no ato da simulação, uma lista com os documentos que deverão apresentar diretamente à autarquia para requerer do benefício e não mais ao setor do Recursos Humanos da secretaria onde trabalham, como ocorria antes da Aposentadoria Digital. Entre os documentos, está a CTS (Certidão de Tempo de Serviço). “Na certidão, vai constar todo o histórico laboral dentro da prefeitura ou em outros órgãos municipais”, ressalta Cleide Alves.
A documentação será digitalizada no Protocolo da instituição previdenciária para compor o processo de aposentadoria que tramitará de modo 100% digital. O andamento do processo poderá ser consultado à distância via aplicativo de celular Meu RPPS ou pelo site ‘belemprev.belem.pa.gov.br’ na função consulta de processos. “A Aposentadoria Digital é mais um projeto para facilitar a vida do servidor e para modernizar os serviços de concessão de benefícios previdenciários”, salientou Edna D’Araújo, presidenta da BELÉMPREV.
- SERVIÇO
Para ser atendido (a), o servidor efetivo municipal deve vir ao Departamento de Previdência (DPrev) da BELÉMPREV, às terças-feiras, de 09:00 às 13 horas, trazendo os seguintes documentos (originais ou cópias): Carteira de identidade; CPF; certidão, declaração ou parecer de averbação de tempo de serviço e comprovante de averbação de tempo de aposentadoria, se tiver. O Departamento de Previdência fica no primeiro piso da BELÉMPREV, na Avenida Almirante Barroso, nº 2.070, bairro do Marco.