Serviço de Ouvidoria atendeu mais de mil demandas em 2 anos

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), por meio do serviço de Ouvidoria, atendeu a um total de 1.079 demandas enviadas pelos segurados (as) da Previdência Municipal e público em geral via canais de comunicação da instituição previdenciária. O levantamento, divulgado nesta segunda-feira (20), é referente ao período de outubro de 2021 a novembro de 2023 e engloba mensagens válidas recebidas de modo presencial (urna) ou virtual (Fale Conosco, e-mail e redes sociais).

Para efeito de contabilização dos números, foi considerado o mês de outubro de 2021 como ponto inicial do serviço de Ouvidoria do IPMB, uma vez que foi nesse mês e ano que começou a funcionar o Fale Conosco, serviço digital de recebimento de mensagens acessado pelo site do Instituto. Por meio da Ouvidoria, os segurados/as da Previdência Municipal podem enviar demandas, como solicitações, denúncias, reclamações, sugestões ou elogios relacionados aos serviços prestados pela autarquia previdenciária.

Foi o caso da aposentada Marinoel da Silva Valente que enviou mensagem via Fale Conosco, agradecendo pelo atendimento no Instituto. “Venho por meio desta (mensagem), demonstrar minha extrema satisfação e gratidão à equipe de aposentadoria, e em especial, à presidenta Edna. Quando me dirigi àquele Instituto pensei que não fosse fácil ou até mesmo impossível manter um diálogo lá, mas, pelo contrário, desde o momento em que cheguei à sala da Presidência fui atendida com muita atenção e carinho. Não só fui atendida como acolhida como nunca fui por qualquer chefia. Muito obrigada”.

A professora Ana Suely Melo, 57, também utilizou o serviço de Ouvidoria para enviar uma solicitação com pedido de orientações. Ela conta que passou a morar em Vila Velha, no Espírito Santo, há poucos meses, após a aposentadoria, e que, por isso, estava com dificuldades para atualizar seus dados cadastrais e utilizar o aplicativo Meu RPPS, que possibilita fazer a Prova de Vida à distância. “Ainda não tinha cadastrado meus dados pessoais no IPMB (como aposentada) e, dessa forma, fui ao Instituto para fazer a atualização cadastral, após me aposentar”, detalha ela, após receber orientações sobre o procedimento via Fale Conosco.

“A Ouvidoria visa contribuir para elevar continuamente os padrões de transparência, presteza, qualidade e segurança dos serviços prestados pela Prefeitura de Belém, por meio do IPMB, e dispor de vias de comunicação permanentes para que os direitos do cidadão sejam garantidos com respostas eficazes”, destacou a presidenta do IPMB, Edna D’Araújo.

FALE CONOSCO

O Fale Conosco recebeu mais de 700 mensagens válidas em dois anos de existência, sendo o serviço mais acionado para recepção de demandas de Ouvidoria no período. Para enviar mensagem no Fale Conosco basta acessar o site do IPMB (ipmb.belem.pa.gov.br) ou clicar em: ipmb.belem.pa.gov.br/fale-conosco. As redes sociais (Instagram/Facebook) ficaram em segundo lugar com 204 mensagens recebidas seguido das demandas (165) enviadas via e-mails da Ouvidoria (ouvidoria@ipmb.pmb.pa.gov.br) e/ou Comunicação (ascom@ipmb.pmb.pa.gov.br) do Instituto. Todas as manifestações foram devidamente respondidas via e-mail ou por mensagem direta ao celular (whatsapp).