Nesta terça-feira, 26, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém realizou ação educativa de conscientização sobre a campanha “Setembro Amarelo”, voltada à prevenção ao suicídio. A atividade faz parte do projeto Sala de Espera que, todas as terças, acolhe e presta informações aos segurados da autarquia municipal sobre serviços, direitos e deveres, entre outros assuntos, enquanto aguardavam atendimento no Instituto. A atividade marcou o encerramento das ações educativas do projeto, no mês de setembro, com abordagens sobre a campanha.
A psicóloga Erika Aviz e a assistente social Heloisa Pinto, da Seção de Acompanhamento Psicossocial do IPMB, entregaram materiais informativos. As atividades de orientação aos segurados da Previdência Municipal sobre o tema tiveram início, no último dia 05, com distribuição de informativos e orientações sobre cuidados com a saúde mental, com dicas sobre sinais de alerta e informações a respeito de onde buscar atendimento psicológico gratuito em Belém.
A campanha Setembro Amarelo é realizada em todo o país, desde 2014, durante o mês de setembro, pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O objetivo é divulgar informações e quebrar tabus em torno das questões relacionadas à saúde mental e do estigma sobre as pessoas que sofrem de transtornos mentais e sobre os profissionais que lidam com estes casos. Em 2023, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”.