Projeto Sala de Espera orienta segurados sobre o Autismo

No mês dedicado à conscientização sobre o Autismo, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) promove programação do Projeto Sala de Espera destinada a informar os segurados previdenciários sobre o tema. Nesta terça-feira (09), a assistente social Andrea Nascimento e a psicóloga Erika Aviz, da Seção de Acompanhamento Psicossocial, abordaram o assunto e esclareceram dúvidas do público atendido no Instituto. Na ocasião, elas distribuíram materiais informativos sobre conceito de Autismo, diagnóstico, sintomas, direitos e onde buscar apoio para tratamento.

As atividades sobre o tema iniciaram no último dia 2 de abril, data em que é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, que visa informar sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista) e sobre as necessidades e direitos das pessoas diagnosticadas. O Autismo é uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro que afeta aspectos da comunicação, linguagem, comportamento e interação social. “Quando falamos de Autismo, costumamos lembrar muito das crianças autistas, mas existem muitos adultos diagnosticados com o Transtorno”, destaca a psicóloga Erika Aviz.

Ao parabenizar as servidoras do IPMB pela iniciativa, o professor de História Amílcar Martins, 41, comentou da importância de se pensar no tema para além do atendimento destinado às crianças e aos adolescentes, mas também em relação aos adultos. “Existe um número significativo de pessoas adultas com diagnóstico tardio, até porque a discussão do Autismo é recente, por ter surgido há pouco mais de uma década. A sociedade ainda está gestando uma discussão mais sólida sobre o tema”, comenta Martins, que tem diagnóstico de TEA. Ele destacou a importância de uma rede de apoio significativa e sólida, inclusive para atendimento de servidores diagnosticados com o Transtorno. Iniciado em dezembro de 2021, o Projeto Sala de Espera alcançou, até final de 2023, mais de 1,5 mil pessoas, com iniciativas voltadas à humanização do atendimento no Instituto.

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