Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Projeto leva informações da Previdência Municipal a servidores da Semec

Servidores e servidoras municipais do Núcleo de Artes, Cultura e Educação (NACE) e do Centro de Formação de Educadores Paulo Freire (CFEPF), unidades vinculadas à Secretaria Municipal de Educação (Semec), participaram, nesta quarta-feira (26), da programação do Projeto “A Previdência É Nossa”. Reunidos na sede da Diretoria de Educação da Secretaria, no bairro de Nazaré, os profissionais receberam informações e esclareceram dúvidas sobre o Regime Próprio de Previdência Social do Município de Belém. Foi o 30º encontro promovido pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), desde o ano passado, como parte do planejamento estratégico da autarquia municipal, para implementar iniciativas de educação previdenciária integradas à política de valorização do servidor público.

Após a abertura do evento, realizada pela assistente social Gisele Batalha, coordenadora da comissão responsável pelo projeto, a presidenta do IPMB, Edna D’Araújo, apresentou aos servidores um breve histórico da Previdência Municipal, desde a década de 1960, com o antigo Montepio dos Servidores Públicos do Município de Belém, até 2017, ano de criação do atual IPMB. A gestora prestou esclarecimentos também sobre segregação de massas (separação da contribuição dos segurados em dois planos, o Financeiro e o Previdenciário) e mostrou os números atualizados das despesas e receitas do RPPS.

“Idealizei esse projeto, porque nem mesmo eu, enquanto servidora do Instituto, tive acesso a essas informações. Após assumir a presidência da instituição e me apoderar desses dados, percebi que tudo isso não poderia ficar apenas comigo. Meus colegas servidores também tinham o direito de saber”, destacou. Para a professora Antonia Léia Bezerra, as informações foram válidas na compreensão de como funciona o RPPS. Prestes a completar 37 anos de serviço, a educadora considera que todos os servidores devem participar do projeto. “Consegui tirar muitas dúvidas e, com isso, a gente pode agir como multiplicadores para repassar aos demais colegas que não puderam comparecer”, ressalta.

UM ANO DO PROJETO Ao completar um ano de existência, no dia 20 de abril, o Projeto “A Previdência É Nossa” se consolidou como uma das ações inovadoras instituídas na gestão municipal de Belém, para democratizar informações da Previdência Municipal, aos servidores efetivos, e promover a educação previdenciária. Até o momento, mais de 1,2 mil servidores públicos de Secretarias, Fundações e Autarquias da Prefeitura de Belém e da Câmara Municipal assistiram às palestras do projeto. Além de “A Previdência É Nossa”, foram implantados pelo Instituto de Previdência outros projetos, como “Sala de Espera” e “Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria”, para compartilhar informações atualizadas da Previdência Municipal; acolher e prestar orientações aos aposentados e pensionistas municipais e contribuir com a preparação de ex-servidores efetivos para novos projetos de vida.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: