A Educação Financeira foi o destaque, nesta quinta-feira (17), do Projeto “Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria”. Aposentados/as e pensionistas da Previdência Municipal receberam orientações sobre o tema, na sede do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém, no Marco. Foi o quinto encontro promovido pelo IPMB, por meio do Projeto, para desenvolver ações educativas de modo a contribuir com a qualidade de vida e a criação de novos projetos voltados aos/as segurados/as do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) do município de Belém.
A assistente social Heloisa Pinto e o psicólogo Ryan Espírito Santo, da Seção de Acompanhamento Psicossocial do Instituto, foram os facilitadores da programação, que contou com a palestra do professor de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Pará (UFPA) e coordenador do Grupo de Educação Financeira da Amazônia (GEFAM), Alexandre Damasceno. Aos segurados/as da Previdência Municipal, o profissional repassou orientações sobre cuidados no uso do cartão de crédito, inadimplência e endividamento, relação entre consumo e necessidade, índices econômicos, entre outras dicas.
NOVOS CONHECIMENTOS Para Otávio Tavares, 67 anos, que participa do Projeto, a programação promovida pelo IPMB é muito válida. “Todos nós que estamos nessa fase da vida (aposentadoria) precisamos de uma preparação, para aquisição de conhecimentos, que irão nos ajudar no entendimento para se adaptar a essa mudança de vida”, comenta. O próximo encontro, previsto para ocorrer ainda este mês, terá como tema “Sexualidade na Terceira Idade”.