Projeto da BELÉMPREV promove visita de aposentados e pensionistas ao Palacete Pinho

A Prefeitura de Belém, por meio da BELÉMPREV, promoveu, nesta quinta-feira (23), a visitação de um grupo de pessoas idosas – aposentados e pensionistas da Previdência Municipal – ao Palacete Pinho, no bairro da Cidade Velha. A ação faz parte das atividades do Projeto Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria destinado a contribuir com a qualidade de vida e busca de novos projetos de vida após a aposentadoria, por meio de ações educativas, como palestras, oficinas e eventos culturais. O prédio histórico foi construído em 1897, na época do Ciclo da Borracha na Amazônia, e reinaugurado em fevereiro de 2024, pelo prefeito Edmílson Rodrigues, após passar por completa restauração.

Coordenado pela equipe da Seção de Acompanhamento Psicossocial da BELÉMPREV, o projeto foi iniciado em 2022 e já concluiu duas turmas de aposentados e pensionistas. Em 2024, a programação teve início em fevereiro, com encontros em que foram abordados temas diversos, como envelhecimento saudável, educação financeira, direitos da pessoa idosa, novos projetos de vida, atividades culturais, entre outras ações. Segundo a assistente social Heloísa Pinto, coordenadora do projeto, o palacete Pinho foi escolhido por ser um espaço histórico e por possibilitar esse tipo de visitação. “A visita atende solicitação feita pelos próprios aposentados e pensionistas que participam do projeto que pediram para fazer uma atividade externa, fora do prédio da BELÉMPREV. E nós escolhemos o Palacete Pinho”, explica.

Na oportunidade, a servidora municipal convidou os aposentados e pensionistas da Prefeitura e Câmara Municipal para participar do projeto. “Estamos sempre trazendo esse tipo de atividade para contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. Identificamos por meio de questionários repassados aos segurados que tiveram pouco acesso à cultura, lazer e às atividades físicas no decorrer de suas vidas profissionais”, ressalta. A aposentada Graciete Alves, participante do projeto, elogiou a iniciativa em promover a visita ao prédio histórico. “Para mim foi maravilhoso conhecer este prédio que faz parte da nossa história. Essa experiência só me enriqueceu. Estou feliz por estar participando disso e quero voltar outras vezes aqui”, comenta.

Para a professora Marta Ferreira, coordenadora do Núcleo de Arte, Cultura e Educação (NACE) da Secretaria Municipal de Educação, responsável pela gestão do Palacete Pinho, receber os aposentados no prédio é motivo de alegria. “Muito importante estarmos hoje abrindo as portas do Palacete Pinho ao público em geral. Nosso público principal atualmente é de estudantes de escolas municipais, mas o espaço está aberto também aos colegas de outras instituições. Estamos felizes em receber hoje a BELÉMPREV e os ex-servidores hoje aposentados. É bem legal podermos democratizar este espaço que há muito tempo foi negado à população de Belém”, destaca.

Durante a visita ao prédio, além de conhecer as instalações revitalizadas, os aposentados e pensionistas assistiram à comédia brasileira Dona Lurdes, no cinema Dira Paes, instalado no Palacete Pinho. O imóvel, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sedia uma escola de artes, e conta com atividades nas áreas de música, teatro, dança, cinema e em diversas manifestações artísticas que integram a política da gestão municipal de incentivo à cultura.

INSCRIÇÕES – As inscrições para novos participantes do projeto ainda estão abertas. Podem se inscrever aposentados e pensionistas da Prefeitura de Belém e Câmara Municipal, por envio de mensagem pelo número de Whatsapp (91) 98415-7020, ou, se preferir, de modo presencial, na sala da Seção de Acompanhamento Psicossocial da BELÉMPREV, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17 horas.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: