Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Processos de Aposentadoria passarão a ser totalmente digitais em julho

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) realizou mais uma reunião com representantes de departamentos de Recursos Humanos (RHs) de secretarias, fundações e autarquias municipais de Belém, nesta segunda-feira (19), para apresentar o projeto de Aposentadoria Digital. O projeto está previsto para iniciar no próximo mês de julho. No encontro presidido pela titular do IPMB, Edna D’Araújo, os responsáveis pelas áreas de Recursos Humanos esclareceram dúvidas e puderam apresentar sugestões. “A Aposentadoria Digital é mais um projeto do IPMB para facilitar a vida do servidor e para modernização dos serviços de concessão de benefícios previdenciários”, salientou Edna D’Araújo.

Com a Aposentadoria Digital, os processos de concessão de aposentadoria na gestão municipal de Belém passarão a iniciar no Instituto de Previdência e não mais nos Departamentos de Recursos Humanos, como ocorre atualmente. Além dos processos de aposentadoria, também serão realizadas, de modo totalmente digital, as Perícias Médicas e os atendimentos psicossociais. Trata-se de um novo patamar em termos de gestão pública para otimizar despesas e dar maior eficiência e celeridade aos procedimentos administrativos, para prestar um serviço público na área previdenciária com mais qualidade.

Com a Aposentadoria Digital, os servidores efetivos da Prefeitura e Câmara Municipal de Belém darão entrada na Seção de Protocolo do IPMB, com toda documentação necessária para requisitar a aposentadoria. Assim, todos os documentos serão digitalizados, com uso de uma maquina escaneadora, para serem incluídos no sistema de Aposentadoria Digital. O próprio servidor acompanhará a tramitação do processo por meio do aplicativo de celular Meu RPPS.

No encontro, a presidenta do IPMB apresentou proposta de instrução normativa da Aposentadoria Digital aos gestores de RHs que esclareceram dúvidas e apresentaram sugestões. Foi o segundo encontro com representantes dos setores de Recursos Humanos de órgãos municipais de Belém sobre o assunto. No último dia 13, foi realizada a primeira reunião, em que estiveram presentes servidores da Perícia Médica, Psicossocial, Procuradoria Jurídica, Departamento de Previdência e Núcleo de Tecnologia da Informação da autarquia municipal.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: