A Prefeitura, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), reuniu-se, nesta quinta-feira (13), com representantes de entidades sindicais dos servidores municipais das Secretarias Municipais de Educação (Semec), de Saúde (Sesma), de Meio-Ambiente (Semma), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Guarda Municipal de Belém (GMB) e Fundação Papa João XXIII (Funpapa), na sede da autarquia previdenciária. Na pauta central do encontro, o Censo Previdenciário. Presidida pela titular do IPMB, Edna D’Araújo, a reunião teve como objetivo reforçar a divulgação e sensibilizar servidores e servidoras efetivos (concursados) para a importância de realizarem o recenseamento no prazo até o próximo dia 16 de maio.
Atualmente, passados quatro meses do início do Censo, 30% do total de segurados do Regime Próprio de Previdência Social de Belém, entre servidores efetivos, aposentados e pensionistas da Prefeitura e Câmara Municipal, já fizeram o recenseamento. O índice percentual corresponde a mais de 6,5 mil pessoas de um total de quase 22 mil. O Censo Previdenciário é obrigatório e realizado a cada cinco anos, conforme Lei Federal. Quem perder o prazo terá proventos/ remuneração suspensos até regularização da pendência. “Queremos justamente evitar que sejam aplicadas essas sansões”, ressaltou Edna D’Araújo. Na ocasião, a gestora falou ainda do projeto “A Previdência é Nossa” que leva aos servidores municipais dados atualizados das contas da Previdência Municipal. Estiveram também na reunião a chefa da Procuradoria Jurídica do IPMB, Valéria Fidellis, e o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTI/IPMB), Dhony Vale.
O presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Belém e membro do Fórum de Entidades dos Servidores Municipais, Cristiano Bendelack, salientou a importância da realização do Censo Previdenciário. “O Censo é pra gente, é para os servidores, pois o dinheiro é nosso e a nossa aposentadoria dependerá disso. Por meio desses dados, poderemos ter um cenário mais qualitativo e mais detalhado de nossa Previdência”, destacou. Para o dirigente do Sindicato dos Servidores nas Entidades Públicas do Conselho do Sistema de Transporte e Tráfego Urbano de Belém (Sintbel), Diego Lima, a reunião foi produtiva, pois mostrou a transparência com a qual é tratada a Previdência Municipal. “Dessa forma, a gestão municipal se fortalece e pode planejar estratégias para o futuro da Previdência”, enfatizou.