Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prevenção de fraudes e golpes financeiros é tema de Projeto do IPMB

A Educação Financeira com foco para a prevenção de fraudes e golpes financeiros contra a pessoa idosa. Esse foi o tema central da programação do Projeto “Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria”, realizada nesta quinta-feira (28). Aposentados (as) e pensionistas da Previdência Municipal de Belém assistiram à apresentação do tema realizada pela professora universitária Cleonilda Batista Damasceno, especialista em Educação de Jovens e Adultos da Universidade Federal do Pará e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Docência em Ciências e Matemáticas pela UFPA. O projeto é uma promoção da Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB).

O Projeto é destinado a pessoas idosas, em especial, aos aposentados (as) e pensionistas da Prefeitura de Belém e Câmara Municipal, com foco na educação previdenciária, para contribuir com a preparação de ex-servidores para novos projetos de vida na aposentadoria. Iniciado no ano passado, o Projeto faz parte das novas atividades instituídas pela atual gestão da autarquia municipal. Segundo a professora Cleonilda Batista Damasceno, o foco da palestra foi orientar as pessoas sobre a importância da Educação Financeira nas vidas delas com atenção especial aos cuidados para a prevenção de fraudes e golpes financeiros.

“A participação de cada pessoa foi muito importante, pois todos trouxeram seus exemplos e puderam compartilhar suas experiências, para entender que todos estão propensos a cair em golpes, mas com orientação e com mais atenção ao lidar com situações relacionadas ao consumo e finanças no nosso dia a dia, podemos evitar essa dor de cabeça no futuro”, explica.

Para a assistente social Heloisa Pinto, coordenadora do Projeto, o tema é um dos mais importantes devido a alta incidência de fraldes e golpes financeiros aplicados contra pessoas idosas. “Elas são vítimas constantes desses golpes. Daí a importância de trazer mais uma vez o tema ao Projeto. Trouxemos o assunto na primeira turma, no ano passado, e novamente agora. Todos saíram daqui da palestra muito satisfeitos, elogiaram e parabenizaram pela escolha do tema. A gente espera que essas informações sejam multiplicadas a outras pessoas idosas e possamos atingir os objetivos do Projeto de levar a educação sobre esses temas importantes para a fase da terceira idade”, complementa.

INCRIÇÕES – As inscrições para participar das atividades do Projeto continuam abertas e podem ser feitas via mensagem de Whatsapp ao fone (91) 98415-7020, da Seção de Acompanhamento Psicossocial do Instituto, ou de modo presencial na sala da Seção, localizada no primeiro piso do IPMB. As inscrições são gratuitas.

  • LEIA OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE O PROJETO! VEJA A SEGUIR:
Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: