O que você procura?

Prefeitura de Belém inaugura novas instalações da BELÉMPREV

A inauguração das novas instalações da sede da BELÉMPREV, realizada nesta terça-feira (30), marca um momento histórico na Previdência Municipal de Belém, no ano em que a autarquia previdenciária completa 60 anos de existência. Além da reforma completa em toda estrutura física do prédio, a instituição ganha uma nomenclatura nova e mais moderna, evidenciando o nome da nossa cidade.  A entrega do novo prédio foi realizada pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, e pela presidenta da autarquia municipal, Edna D’Araújo. As obras duraram sete meses e resultaram em espaços renovados, com mais acessibilidade às pessoas com limitações físicas, como pessoas idosas e cadeirantes, com a instalação de uma plataforma elevatória (similar a um elevador), equipamento que antes não existia no imóvel.

“Nós estávamos trabalhando numa estrutura muito precária, tínhamos muitas infiltrações, mofo. O arquivo era precário, expondo documentos importantes a muitos riscos. Hoje, nós ganhamos uma estrutura excelente tanto para os servidores quanto para receber os aposentados e pensionistas. Um local específico para os documentos. A partir de hoje, a previdência de Belém começa uma nova história”, celebra o servidor Eduardo Faro, há 12 anos prestando serviço no órgão.

Valorização

Na cerimônia de inauguração, o prefeito fez questão de reforçar a importância do espaço de atendimento e do serviço prestado. “Receber um espaço reformado com iluminação adequada, climatizado, valoriza o profissional da área previdenciária e permite a recepção de pessoas que buscam atendimento especializado, que vem comprovar a sua existência. Enfim, reconhece a necessidade de atender todos os trabalhadores e garantir os direitos por meio da BELÉMPREV”, ressalta o prefeito.

Para a presidenta da BELÉMPREV, Edna D’Araújo, os últimos anos foram de intensa reconstrução e o prédio era apenas um dos problemas a serem enfrentados, o maior deles era resgatar a autoestima dos servidores. “Foi preciso fazer com os servidores percebessem que cada um dos 4.467 aposentados chegava aqui com uma esperança, e cada um dos 2.004 pensionistas passava por um momento de dor. Nós precisávamos trabalhar para acolher esses servidores que tinham dedicado as suas vidas ao serviço público”, relata.

Ver o prédio reconstruído é uma grande alegria para a servidora Ligia Barros, que, há 32 anos, exerce sua função no local. “Esse momento é um marco na história da previdência municipal, agora a gente retoma rumo ao futuro como BELÉMPREV. A gente tem a honra de ter esse prédio tão antigo, revitalizado. Nós, servidores, ganhamos um ambiente mais agradável, visivelmente mais acolhedor, com maior conforto para todos nós, principalmente para os nossos usuários, que são, em sua maioria, aposentados e hoje recebemos um prédio com acessibilidade”, se alegra a servidora.

IPMB passa a se chamar BELÉMPREV

Durante a inauguração das novas instalações da BELÉMPREV, a presidenta da autarquia previdenciária do município de Belém, Edna D’Araújo, falou da mudança do nome da instituição. A alteração é decorrente da Lei Municipal nº 10.037/2024, aprovada pela Câmara Municipal de Belém e sancionada pelo prefeito Edmilson Rodrigues. Idealizada pela própria Edna D’Araújo, a mudança da nomenclatura do então IPMB (Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém) visa conferir à entidade previdenciária municipal maior identidade com a capital paraense, pela inclusão do nome da cidade de Belém. “O novo nome representa a modernização, uma contemporaneidade, colocando a nossa cidade no nome do nosso instituto. Isso só foi possível porque o prefeito abraçou a nossa causa e ele tem abraçado sempre a causa da Previdência”, destacou Edna D’Araújo. O projeto de lei sobre a alteração da nomenclatura da autarquia teve aprovação, por unanimidade, na Câmara Municipal de Belém. A BELÉMPREV é responsável pela gestão do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município de Belém.