IPMB reúne sobre política de investimentos da previdência municipal

A presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém, Edna D’Araújo, e os membros do Comitê de Investimentos do IPMB (Cominvest) reuniram-se com o analista de investimentos José Cantuária, da Mosaico Consultoria, empresa prestadora de serviços nos ramos financeiro, previdenciário e de mercado de capitais. Realizado na sede do Instituto, o encontro foi o primeiro envolvendo a empresa e a entidade previdenciária. O objetivo é a elaboração da Política de Investimentos, para o ano de 2022, pelos gestores do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos do município de Belém, conforme a Resolução 4.963/2021, que definiu as novas regras de investimentos para os RPPS no Brasil.

Na reunião, o representante da empresa apresentou aos gestores a plataforma desenvolvida pela empresa para auxiliar no acompanhamento da política de investimentos, sugestão na tomada de decisões com base em dados, na elaboração de relatórios de gestão e de Demonstrativos que devem ser encaminhados à Secretaria Nacional de Previdência Social e incluídos no Cadprev (Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social) e responsável em gerar a emissão do Certificado de Regularidade Previdenciária – CRP.

Dentro das ações previstas para o ano de 2022, explica o servidor público Fernando Leite, coordenador do Cominvest, está atingir a chamada meta atuarial, que é a rentabilidade necessária para suprir a demanda futura de pagamentos de benefícios previdenciários de aposentadoria e pensão por morte. O Comitê de Investimentos é um dos órgãos de assessoramento da Presidência do IPMB nas definições de políticas de investimentos e na distribuição dos fluxos de recursos financeiros do Instituto. É formado por servidores certificados, conforme exigência da Secretaria Nacional da Previdência. Entre as metas do Comitê está o estabelecimento do planejamento de gestão voltado à garantia dos recursos para pagamento dos benefícios previdenciários dos servidores estatutários municipal e para traçar diretrizes de investimentos.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: