O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) recebeu, nesta segunda-feira (17), a visita de cortesia do presidente do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos Municipais de Timon/MA (IPMT), Lázaro Martins. O encontro com a presidenta do IPMB, Edna D’Araújo, na sede da autarquia municipal de Belém, serviu para trocas de experiências de práticas de gestão previdenciária desenvolvidas nas duas instituições. Além de presidente do IPMT, Lázaro é presidente da Associação Maranhense de Regimes Próprios de Previdência (Amaprev) e diretor da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem).
“Chamou-me a atenção o fato de o IPMB estar com tudo em dias em termos de gestão administrativa”, comentou Martins, em relação ao pleno funcionamento dos órgãos deliberativos que integram a entidade previdenciária da capital paraense. O diretor do Núcleo Setorial de Planejamento, Marvyn Valente, também participou do encontro. Na ocasião, a presidenta do IPMB destacou que a troca de experiências é fundamental para a gestão previdenciária em ambos os Institutos.
No IPMB, aponta ela, muitos desafios foram e estão sendo superados para gestão plena da concessão dos benefícios concedidos pelo Regime Próprio de Previdência Social do Município de Belém. “Encontramos o Instituto com muitas pendências. Não havia Conselho Previdenciário, nem Diretoria Executiva (Direx), nem Conselho Fiscal. Havia apenas o Comitê de Investimentos que não funcionava como deveria. Atualmente, todos os órgãos deliberativos estão em pleno funcionamento”, explica Edna D’Araújo.
A titular do IPMB ressaltou, no encontro, que estão, entre as metas do Instituto, o desenvolvimento de ações voltadas à humanização do atendimento aos segurados da Previdência, com a realização de projetos de Educação Previdenciária, como “A Previdência É Nossa”, e a busca pela certificação nacional nível 2 do Pró-Gestão (Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social) instituído pelo Governo Federal, para instalar boas práticas de gestão nas ações que compõem os pilares do Programa: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.