Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

IPMB promove programação cultural com segurados da Previdência Municipal

Aposentados (as) e pensionistas participaram de uma programação cultural voltada à valorização e incentivo do desenvolvimento de atividades culturais por segurados da Previdência Municipal de Belém. Denominada de “Tarde de Talentos”, a atividade faz parte do Projeto “Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria” que visa desenvolver ações educativas, para contribuir com a qualidade de vida e criação de novos projetos aos segurados (as) do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB). A programação marcou o encerramento das atividades do projeto no primeiro semestre deste ano.

O evento contou com a apresentação do grupo folclórico da Terceira Idade Santo Agostinho, coordenado pelo professor de Educação Física Reginaldo Santos, da Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer de Belém (Sejel). Formado por dançarinos acima de 60 anos de idade, o grupo existe há 10 anos e hoje conta com 40 integrantes que realizam apresentações de danças regionais no Estado e em festivais por todo Brasil. A aposentada Conceição Macedo, 84 anos, devidamente caracterizada com traje junino, deu show de apresentação de danças. A aposentada Zenaide Paixão apresentou canto de músicas regionais. A programação contou ainda com aula de canto e apresentação de clássicos da música popular brasileira pela musicista, cantora e regente de coral Joana D’Arc Soares, professora de canto e coral da fundação cultural Carlos Gomes.

A programação foi coordenada pelas assistentes sociais Brena Silva, Heloisa Pinto e Gisele Batalha, da Seção de Acompanhamento Psicossocial (SPS) do IPMB. “Esse final de semestre do projeto foi coroado com sucesso. É a segunda turma que participa das atividades e esperamos que venham muitas outras e que a gente possa estar nessa constante interação com os aposentados e pensionistas que são a razão do nosso trabalho”, destacou Edna D’Araújo, presidenta do IPMB, que prestigiou a programação. O projeto vai prosseguir no segundo semestre com novas palestras e atividades culturais.

EDUCAÇÃO PREVIDENCIÁRIA Iniciado no ano passado, o Projeto Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria faz parte das novas atividades instituídas pela atual gestão da autarquia municipal, com foco na educação previdenciária. Em 2022, 22 pessoas, entre aposentados e pensionistas, receberam certificados de participação no projeto. Este ano, o projeto teve início no dia 20 de abril e irá se estender até 30 de novembro, com um total de oito encontros, para abordar temas como Saúde da Pessoa Idosa: Os Benefícios da Atividade Física; Prevenção de Quedas; Oficina de Saúde com medição de Pressão Arterial e Glicemia, Orientação Nutricional e Social; Educação Financeira; direito de herança, entre outros assuntos.

INSCRIÇÃO Para participar do projeto, aposentados (as) e pensionistas da Prefeitura e Câmara Municipal de Belém, e servidores efetivos municipais prestes a ingressar na aposentadoria, podem fazer inscrição gratuitamente por envio de mensagem via WhatsApp (91) 98415-7020, ou de forma presencial, na sala da Seção de Acompanhamento Psicossocial do IPMB, de segunda à sexta-feira, das 09:00 às 17 horas.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: