Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

IPMB moderniza e amplia atuação do psicólogo na área previdenciária

O Setor de Psicologia do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) foi implantado após a extinção do antigo IPAMB. Atualmente, após cerca de 2 anos de sua criação no âmbito da Previdência Municipal, o Setor vem passando por um processo de modernização por meio da construção de um Manual Técnico de suas atribuições funcionais. A novidade foi anunciada, nesta sexta-feira (27/08), durante evento alusivo ao Dia Nacional do Psicólogo, realizado na sede do Instituto, em Belém.

Estiveram presentes na homenagem aos profissionais, servidores do órgão municipal vinculados à Coordenadoria de Perícia Médica e Social (CPMS), do IPMB, à qual está vinculada o serviço de Psicologia. Na comemoração da data, os psicólogos Ryan Espírito Santo e Erika Aviz foram homenageados com uma café da manha especial e com brindes. A chefe da Seção de Acompanhamento Psicossocial do IPMB, Gisele Batalha, explica que o objetivo da elaboração do Manuel Técnico é ampliar a atuação dos psicólogos na Previdência Municipal e atender as demandas previdenciárias.

Atualmente, o Setor de Psicologia do Instituto tem, entre outras atribuições, a atuação voltada à qualidade de vida, à prevenção e à promoção da saúde. Como exemplo, ressalta ela, o projeto Roda de Conversa visa reunir, uma vez por mês, as equipes de trabalho dos setores do Instituto para aprender mais sobre a saúde mental e buscar mais autoconhecimento.

No IPMB, as atividades do psicólogo são voltadas ao atendimento das demandas da área previdenciária, como a realização de acolhimento psicológico de aposentados e pensionistas em caso de suspeita e/ou de violação de direitos previdenciários; realizar avaliações psicológicas e emitir relatórios para subsidiar avaliações periciais previdenciárias e decisões jurídicas; realizar acompanhamento de processo de readaptação funcional de servidor em sua nova atividade laboral e avaliar, juntamente com a equipe técnica, a reinserção do servidor em ambiente de trabalho, entre outras.

O Setor de Psicologia está aberto também aos servidores públicos do IPMB para atender demandas de curto e médio prazo relacionadas ao trabalho. Segundo Gisele Batalha, outra meta do IPMB é qualificar a equipe de psicólogos do órgão municipal para oferecer, cada vez mais, um serviço de qualidade aos segurados e aos próprios servidores públicos do Instituto. “Em setembro deste ano, está prevista a participação dos psicólogos do IPMB em uma capacitação sobre perícia psicológica voltada à atuação na área previdenciária”, salienta.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: