Temas de grande importância e de interesse dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) e dos servidores públicos foram debatidos, nesta quarta e quinta-feira (8 e 9/11), na 77ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Dirigentes de RPPS (CONAPREV), realizada na cidade de Poconé (MT). Entre os assuntos, destaque em particular para o balanço da aplicação da Emenda Constitucional nº 103/2019 pelos entes federativos; regularidade previdenciária; Compensação Previdenciária e Pró-Gestão (programa de certificação nacional que visa reconhecimento de boas práticas de gestão adotadas nos Regimes Próprios de Previdência Social no país).
O encontro reuniu gestores de RPPS de 26 Estados da federação e do Distrito Federal, para capacitação e trocas de experiências. A presidenta do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), Edna D’Araújo, marcou presença no evento, como titular da unidade gestora da Previdência dos servidores municipais de Belém. “Temas de grande interesse para o nosso RPPS que são sempre motivo de retorno com uma gama de perspectivas para a nossa Previdência dos servidores municipais de Belém”, destacou.
CONAPREV O Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social é composto de representantes de entidades responsáveis pela gestão dos RPPS da União, Estados e Distrito Federal, além de representantes de municípios e objetiva servir de espaço de articulação entre essas diferentes instâncias e contribuir para superar desafios decorrentes da implantação dos RPPS no país.