A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), realizou, nesta sexta-feira (03/06), mais uma programação do projeto A Previdência É Nossa para prestar orientações e divulgar informações sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Reunidos no auditório de uma faculdade particular no bairro de Nazaré, servidores efetivos da Secretaria Municipal de Educação (Semec) assistiram às palestras realizadas por profissionais do Instituto sobre Previdência Municipal e puderam esclarecer dúvidas a respeito do tema. Foi o sétimo encontro do projeto iniciado em abril deste ano e que será levado a todas as secretarias, fundações e autarquias municipais de Belém.
Após a abertura do evento realizada pela coordenadora previdenciária do Instituto, Silvia Salazar, as palestras foram ministradas inicialmente pela titular da Procuradoria Jurídica da entidade previdenciária, Valeria Fidellis, que apresentou informações sobre o histórico do Instituto. Em seguida, a presidente do IPMB, Edna D’Araújo, falou sobre serviços disponíveis no Instituto, como o aplicativo de celular Meu RPPS e a simulação de aposentadoria, além de mostrar os números referentes às finanças do RPPS de Belém. “Esse projeto visa mostrar para os nossos colegas servidores o que é e como está a nossa Previdência. É democratizar as informações e fazer conhecer o IPMB, porque eu mesma, enquanto servidora do Instituto, não tinha toda essa dimensão sobre as contas da previdência municipal até assumir a presidência”, destacou a presidente do Instituto.
O professor Roberto Nascimento, servidor efetivo há 20 anos, aproveitou o evento para esclarecer dúvida sobre averbação do tempo de serviço no Ministério da Saúde. “Consegui esclarecer sim, mas, na medida do possível, essa situação será analisada com mais calma”, explica o professor, ao informar que irá buscar mais orientações junto ao Instituto. Para a assistente administrativa Josiane Carneiro de Almeida, a iniciativa do projeto é muito interessante, pois até então, não havia participado de qualquer projeto parecido enquanto servidora pública. Ao destacar que passou a compreender as diferenças entre os serviços da Previdência e da Assistência à Saúde, ela também tirou dúvidas sobre alíquota de contribuição previdenciária. “O debate previdenciário tem que ser discutido com o servidor. Ele tem de saber quais seus direitos e quais as possíveis perdas ou ganhos que ele poderá ter mas adiante em sua vida profissional”, destacou. As palestras da Previdência É Nossa irão prosseguir no próximo dia 14 de junho com servidores efetivos da mais um órgão da administração pública municipal de Belém.