Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

IPMB leva projeto de educação previdenciária a servidores da Secon

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) promoveu, nesta terça-feira (17), a primeira programação do Projeto “A Previdência É Nossa”, em 2023. Servidores e servidoras efetivos/as da Secretaria Municipal de Economia (Secon) reuniram-se, no auditório do Centro de Formação de Educadores “Paulo Freire”, em Nazaré, para receber informações e esclarecer dúvidas sobre o RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) do município.

O projeto faz parte do Planejamento Estratégico do Instituto que objetiva difundir a educação previdenciária aos servidores e servidoras das Secretarias, Fundações e Autarquias municipais de Belém. Após a abertura do evento, realizada pela coordenadora de gestão de pessoas do IPMB, Lígia Fé Barros, que falou da dinâmica do Projeto, as informações previdenciárias foram apresentadas em duas palestras.

A primeira foi realizada pela chefe da Seção de Instrução de Aposentadorias do Instituto, Eliane Costa, que apresentou aos servidores um breve histórico da Previdência Municipal, desde a década de 1960, com o antigo Montepio dos Servidores Públicos do Município de Belém, até 2018, ano de criação do atual IPMB. Em seguida, a presidente do IPMB, Edna D’Araújo, palestrou sobre a segregação de massas (separação da contribuição dos segurados em dois planos, o Financeiro e o Previdenciário) e mostrou números atualizados das finanças do RPPS.

Entre os dados estão as despesas com folha de pagamento de aposentados e pensionistas; os valores arrecadados para pagamento dos benefícios previdenciários de aposentadoria e pensão por morte; o aporte financeiro do ente municipal (Prefeitura); o quantitativo de segurados, entre outros números. Ao final do evento, um vídeo sobre o aplicativo de celular Meu RPPS – ferramenta tecnológica que disponibiliza diversos serviços aos servidores municipais, aposentados e pensionistas – foi exibido aos servidores. O aplicativo é um dos meios disponíveis aos servidores efetivos, aposentados e pensionistas para realização do Censo Previdenciário On-line, iniciado em dezembro de 2022 e que encerrará em maio deste ano.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas:

Redes Sociais