IPMB lança projeto para recepcionar e homenagear novos aposentados

A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) deu início, nesta terça-feira (26), a um novo projeto de Educação Previdenciária destinado aos servidores municipais que conquistaram recentemente a aposentadoria. A iniciativa denominada de “O Futuro Chegou” foi idealizada pela presidenta do IPMB, Edna D’Araújo, para acolher, homenagear, dar boas vindas e repassar orientações diversas aos segurados, para contribuir com a integração e adaptação dos mesmos à nova etapa de vida. Realizado no auditório “Dr. Germano da Silveira Ramos”, do IPMB, o evento teve a presença de aposentados e aposentadas, que tiveram os benefícios concedidos entre janeiro e março deste ano.

Na ocasião, eles receberam orientações sobre a estrutura e funcionamento do Instituto, direitos e deveres; aplicativo Meu RPPS; serviços prestados pela autarquia previdenciária e sobre outros projetos oferecidos pelo Instituto aos segurados, como os projetos “Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria” e “A Previdência é Nossa”. A presidenta Edna D’Araújo; a procuradora-chefa da Procuradoria Jurídica, Valeria Fidellis; e as diretoras do Departamento de Previdência, Rosa Claudia Pereira, e do Departamento de Administração e Finanças, Sulamita Rodrigues, que integram a Diretoria Executiva do Instituto, realizaram a entrega de certificados de reconhecimento em agradecimento pelos anos de dedicação ao serviço público e à sociedade. “Para nós, é muito gratificante recebê-los e, a partir de agora, vamos recepcionar todos os meses os nossos novos aposentados, porque o futuro chegou”, destacou Edna D’Araújo.

A coordenadora do projeto, Clenice Soares, explica que o objetivo da ação é receber os novos aposentados de forma acolhedora, humanizada e com a devida valorização dos servidores por terem dedicado anos de suas vidas ao serviço público Assim, vamos oportunizar aos recém-aposentados conhecer e se integrarem à sua nova casa, que é o IPMB”, explica. Ela ressalta que o projeto visa ainda contribuir para fortalecer o vínculo dos segurados com o novo ambiente institucional, local em que passarão a buscar atendimentos para resolver questões relacionadas às aposentadorias e demais serviços disponibilizados pelo Instituto. O evento contou também com palestra da assistente social Heloisa Pinto que apresentou o projeto Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria e falou de direitos e deveres da pessoa idosa, e fez a entrega de exemplares do Estatuto da Pessoa Idosa. Em seguida, o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação do Instituto, Dhony Vale, sobre o aplicativo Meu RPPS, ferramenta tecnológica que disponibiliza, atualmente, 13 serviços digitais aos aposentados e demais segurados da Previdência Municipal.

Novos aposentados elogiam projeto

A aposentada Maria de Fátima Costa elogiou o novo projeto do IPMB e agradeceu pelas homenagens. “Estou muito feliz com a chegada do momento mais esperado da minha vida, a aposentadoria e não esperava ter uma recepção tão maravilhosa”, detalha. Para a professora aposentada Catarina Cena, o evento representou o encerramento com “chave de ouro” de sua carreira profissional como educadora. “Sem dúvida, estou me sentindo realizada e sou muito grata a todos os meus colegas com quem convivi lado a lado, sem competição, mas sim acrescentando”, festeja. Emocionada, a aposentada Berttila Gaspar destaca o projeto é importante, por valorizar os novos segurados previdenciários. “Estou me sentindo muito feliz e valorizada. Foram 30 anos de muito trabalho como professora de Educação Física. Fiquei até surpresa com um evento como esse e só tenho agradecer a Deus por estar aposentada com saúde. Esse período (aposentadoria) está sendo o mais feliz da minha vida”, comemora.