IPMB lança projeto para receber novos aposentados nesta terça-feira, 26

A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) inicia, nesta terça-feira (26), um novo projeto de Educação Previdenciária voltado aos servidores municipais recém-aposentados. Denominado de “O Futuro Chegou”, a iniciativa foi idealizada pela presidenta do IPMB, Edna D’Araújo, para acolher, homenagear, oferecer boas vindas e prestar orientações aos segurados, de modo a contribuir com a integração à Previdência Municipal de Belém e adaptação dos mesmos a nova etapa de vida. A programação, a ser realizada no auditório “Dr. Germano da Silveira Ramos”, a partir de 09 horas, terá presenças de aposentados que tiveram benefícios concedidos em fevereiro e março deste ano.

Na ocasião, eles receberão informações e orientações sobre a estrutura e o funcionamento do IPMB, sobre direitos e deveres; serviços prestados pela autarquia previdenciária e sobre outros projetos oferecidos pelo Instituto aos segurados. Segundo Clenice Soares, coordenadora do projeto, “é necessário implementar o projeto para receber os novos aposentados de forma acolhedora, humanizada e com a devida valorização dos servidores que dedicaram anos de suas vidas ao serviço público, de modo a oportunizar aos recém-aposentados conhecer e integrar-se à sua nova casa, que é o IPMB”.

Ela ressalta que o projeto visa ainda contribuir para fortalecer o vínculo dos segurados com o novo ambiente institucional, local em que passarão a buscar atendimentos para resolver questões relacionadas às aposentadorias e demais serviços disponibilizados pelo Instituto. A meta é realizar o evento do projeto uma vez a cada mês para recepcionar os novos aposentados do período anterior. O IPMB é a entidade responsável pela gerência da concessão do benefício de aposentadoria aos servidores públicos efetivos do município de Belém que contribuam para o RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) e de pensão por morte aos dependentes. Em 2023, o IPMB concedeu um total de 470 benefícios de aposentadorias, o que corresponde a uma média mensal de 39,16 servidores que se tornaram aposentados da Prefeitura Municipal de Belém.