Iniciativas voltadas à valorização e ao reconhecimento do servidor público foram colocadas em prática no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) na atual gestão, sob a presidência da advogada e professora Edna D’Araújo. As ações atendem as diretrizes do governo participativo, inclusivo e democrático e integram a política de valorização do servidor público da Prefeitura Municipal de Belém. No mês em que se comemora o Dia do Servidor Público, o Instituto destaca, entre as medidas de valorização dos profissionais, o realinhamento salarial nos vencimentos dos servidores realizado a partir de setembro deste ano.
A medida garantiu a variação percentual de 4% entre os níveis salariais e a premissa de evolução na carreira, com consequente reajuste, em cumprimento ao que estabelece o Plano de Cargos e Salários do Instituto (PCCS) em vigor. Dessa forma, o resultado foi o incremento de 5% sobre as remunerações das categorias, desde o nível auxiliar até o nível médio, que ficaram desalinhadas. “Isso é demonstração de que a administração municipal está sensível aos anseios do servidor. A decisão representa o zelo do Governo Municipal com a política de valorização do servidor público, na qual o IPMB está incluído”, ressalta Edna D’Araújo.
Outra ação de destaque voltada à valorização dos servidores municipais, especificamente, da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), foi a garantia da inclusão da parcela GNAT (Gratificação por Natureza de Atendimento) nos processos de concessão de proventos de aposentadoria dos servidores efetivos da Fundação.