Ao assumir a presidência do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), em janeiro de 2021, a advogada Edna D’Araújo firmou o compromisso de modernizar os serviços voltados à concessão dos benefícios previdenciários de aposentadoria e pensão por morte, garantidos legalmente aos servidores municipais e dependentes. Os trabalhos resultaram em grandes avanços na área tecnológica. Atualmente, 12 novas ferramentas tecnológicas foram implantadas ou estão em fase de testes no Instituto:
– Sistema Digital de Controle de Arrecadação
– Sistema Digital de Folha de Pagamento
– Sistema de Gestão de Perícia Médica
– Sistema de Digitalização de Processos
– Módulo Scan
– Sistema de Assinatura Digital
– Portal do Cliente
– Processo de Pensão Digital (PPD – em implementação)
– Aplicativo de celular Meu RPPS (Prova de Vida Digital)
– Aplicativo Gestor
– Sistema de Gestão de Almoxarifado (Hermes)
– Sistema de Suporte de Tecnologia (Hefesto).
Núcleo de Tecnologia da Informação é estruturado
Uma das primeiras medidas para o aprimoramento da parte técnica do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) foi a estruturação do Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTI), setor responsável pela gestão de Tecnologia do Instituto. Com novos equipamentos e equipe de trabalho montada, o núcleo passou a trabalhar na implantação de novas ferramentas digitais para atender as necessidades da autarquia.
A atual equipe do NUTI é formada pelos seguintes profissionais: Dhony Vale, diretor do NUTI com formação acadêmica em Sistema de Informação e Pós-Graduação em Segurança Computacional; Marcos Felipe Amazonas, técnico em Programação com graduação em Ciência da Computação e Mestrado em Computação Aplicada; Pedro Júnior, técnico em Gestão com graduação em Engenharia da Computação e Mestrado em Ciências da Computação; Gilberto Valadares, assistente administrativo e o colaborador (Agenda Assessoria) Braini Dutra, técnico de Suporte formado em Administração.