IPMB homenageia servidoras em programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) realizou, nesta quarta-feira (09/03), uma programação especial voltada às mulheres servidoras da entidade previdenciária municipal em homenagem pelo Dia Internacional da Mulher. A atividade contou as palestras ministradas pela advogada e vereadora de Belém Enfermeira Nazaré Lima, e pela advogada Alyne Souza, da Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Pará (OAB/PA), que abordaram temas relacionados às formas de violência contra mulheres, para propor reflexões sobre empoderamento feminino.

O evento foi aberto com a palavra da presidente do IPMB, Edna D’Araújo, que enfatizou a importância da data. “O 8 de março nada mais é do que a aliança de luta da nossa condição feminina, de nossa luta por garantia de direitos e pela igualdade de gênero”, salientou. Ao falar sobre a presença feminina no Instituto, Edna destacou que, dos 19 cargos de direção/assessoramento na instituição previdenciária, treze são ocupados por mulheres. “Isso, pra gente, é uma conquista sem precedentes”, celebrou.

A vereadora destacou, em sua palestra, o desrespeito aos direitos das mulheres e a violência de gênero a que muitas delas são submetidas todos os dias. “A mulher pode ter a formação (acadêmica) que tiver, mas sempre tem alguém para desrespeitá-la. Minha fala hoje é para que façamos reflexões sobre situações que tratamos e aceitamos como normais sem que fiquemos indignadas”, defendeu, ao mencionar ainda as formas de violência, como a importunação sexual e demais crimes contra a integridade sexual da mulher, e o feminicídio (assassinato de mulheres por sua condição feminina) que registra 14 mulheres mortas por minuto no país. Ela ressaltou a importância do incentivo para que mulheres estejam cada vez mais presentes em todos os seguimentos profissionais.

Por sua vez, a advogada Alyne Souza pontuou sobre as leis que tratam a cerca da violação de direitos das mulheres no país e parabenizou a presidente do IPMB pela abertura de um espaço de discussão sobre o tema. “Isso possibilita com que as informações cheguem a mais pessoas e com isso seja possível identificar situações de violência contra a mulher”, enfatiza. O evento encerrou com a entrega de brindes e lanches às servidoras e convidadas.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: