Servidores públicos do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém e da Secretaria Municipal de Educação (Semec) reuniram-se, nesta quarta-feira (16), por iniciativa do IPMB, para fortalecer as estratégias conjuntas voltadas ao atendimento de servidores da Educação Municipal que necessitem de perícia médica e de acolhimento psicossocial no IPMB. O encontro, realizado na sede da instituição previdenciária, no bairro do Marco, contou com a presença da coordenadora de Perícia Médica e Social do IPMB, médica Renata Fontelles, e das assistentes sociais Gisele Batalha; Andréa Nascimento e Heloísa Pinto e dos psicólogos Ryan Espírito Santo e Erika Aviz, que fazem parte da Seção de Acompanhamento Psicossocial do Instituto.
A Semec foi representada pela diretora de Recursos Humanos, Heliane Modesto; e equipe do NAST (Núcleo de Atenção à Saúde do Trabalhador) formada pela psicóloga Selma Arnoud; pela assistente social Luciete Furtado, e por Jorge Gama, coordenador do Núcleo. Essa foi a segunda reunião realizada entre a instituição e a Secretaria, neste ano. Gisele Batalha explica que o estreitamento de relações entre as equipes multiprofissionais é fundamental para conhecer a fundo a situação de cada servidor. “Existem particularidades tanto no processo de adoecimento e quanto nas alternativas para que ele (o servidor) possa recuperar a saúde e continuar a exercer a profissão”, ressalta a assistente social.
A Seção de Acompanhamento Psicossocial do IPMB tem por funções realizar acompanhamentos sociais e avaliação psicológica dos servidores que estão em processo de licença saúde. Para Jorge Gama, a parceria com o IPMB é fundamental. “Essa articulação com a equipe da Perícia Médica e Psicossocial do Instituto ajuda a facilitar demais nosso trabalho. Isso vai resultar em mais fluidez ao tratamento dado ao servidor para garantir a qualidade no atendimento”, destaca.