A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), comunica aos segurados da Previdência Municipal que continuará disponível, até o próximo dia 31 de agosto, o atendimento para regularização do Censo Previdenciário 2022/2023, exclusivamente por meio on-line. Será a última oportunidade para quem ainda não fez o recenseamento ou está com pendências. Basta acessar o site www.agendacenso.com.br/ipmb ou o aplicativo de celular “Meu RPPS”. O Instituto colocou novamente o fone/whatsapp 0800 800 3400 para esclarecimento de dúvidas.
No último dia 11, encerrou o período de regularização do Censo, para que os segurados enviassem a documentação digitalizada e realizassem o preenchimento dos dados solicitados, para liberação da remuneração/ proventos suspensos. Até sexta-feira, dia 11, mais de 93% dos segurados (19.581 pessoas) realizou o Censo, restando ainda pouco mais de 1,3 mil não recenseados.
A presidenta do IPMB, Edna D’Araújo, ressalta que a liberação do pagamento dos servidores efetivos que realizaram o Censo Previdenciário, após a suspensão das remunerações, é feita pelo próprio órgão de origem dos mesmos. O pagamento de aposentados e pensionistas é liberado pela Coordenadoria Financeira do IPMB após a apresentação da comprovação de realização do recenseamento.
No site da autarquia municipal (www.ipmb.belem.pa.gov.br), existe uma Cartilha que pode ser acessada para obter a lista dos documentos obrigatórios do Censo. Além disso, no site www.agendacenso.com.br/ipmb há modelos de documentos que podem ser baixados no celular ou no computador e uso no ato do Censo, entre os quais, as Declarações de Residência e de Dependência Econômica, e de Acúmulo de Cargos e Benefícios, entre outros documentos.