Às terças-feiras, das 9:00 às 13 horas, os técnicos previdenciários do Departamento de Previdência do IPMB dão pausa nos trabalhos rotineiros para atender exclusivamente servidores municipais efetivos (concursados) interessados em saber quanto tempo falta para se aposentarem. Quem busca o atendimento presencial de simulação de aposentadoria poderá saber ainda por qual regra constitucional terá direito ao benefício previdenciário. Para ser atendido/a, basta apresentar os seguintes documentos (originais ou cópias): Carteira de identidade; CPF e contracheque recente. Além desses documentos, é preciso apresentar certidão, declaração ou parecer de averbação de tempo de serviço e o comprovante de averbação de tempo de aposentadoria, caso tenha.
Eliane Costa, chefe da Seção de Instrução de Aposentadorias do IPMB, esclarece que a simulação de aposentadoria não informa qual será o valor do provento. Com base nessas informações, os técnicos previdenciários poderão consultar o SisprevWEB (Sistema de Gestão de Regime Próprio de Previdência Social), para fazer a simulação e informar ao servidor se já tem direito a alguma regra de aposentadoria. Foi o caso da professora Lívia de Araújo, que esteve no IPMB fazer a simulação. “Tirei dúvidas e tive orientações de como devo proceder, a partir de agora, que estou perto da aposentadoria”, contou ela, após ser atendida pela técnica previdenciária Flávia Coelho.
APLICATIVO Além do atendimento presencial, a simulação de aposentadoria está disponível por meio do aplicativo de celular “Meu RPPS”. Basta acessar o app e buscar a função Simulação.
SERVIÇO
Local: Departamento de Previdência (DPrev), térreo do IPMB, na Av. Almirante Barroso, 2.070, Marco. Dia/Hora: Atendimento presencial às terças-feiras, das 9h às 13 horas.