O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) contará com uma nova ferramenta tecnológica para auxiliar o controle de entrada e saída de materiais da Seção de Almoxarifado do órgão. A novidade foi apresentada, nesta sexta-feira (20/08), pela equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação (NUTI) do IPMB, à presidente do órgão municipal, Edna D’Araújo, e aos titulares de Departamentos e Coordenadorias da autarquia. É a primeira vez em sua história que a instituição gestora do Regime Próprio de Previdência Social da capital paraense vai dispor dessa tecnologia que brevemente estará em funcionamento.
Denominado de Hermes (o mensageiro dos deuses na Mitologia Grega), o Sistema de Gestão de Almoxarifado vai possibilitar o atendimento das solicitações ao Almoxarifado de produtos perecíveis e de limpeza, e de materiais permanentes e de expediente, de forma digital por meio da Internet ou via aplicativo.
Da mesma forma, o sistema permitirá à Seção de Almoxarifado maior controle de seu estoque, podendo planejar novas remessas de materiais de modo a garantir a fluidez dos serviços do IPMB. A ferramenta nova é resultado do trabalho dos desenvolvedores de softwares Marcos Amazonas e Pedro Paulo Oliveira, servidores do IPMB. Dhony Vale, titular do NUTI, explica que o sistema foi desenvolvido a custo zero para o Instituto, pois foram utilizados softwares de acesso gratuito.
A partir de agora, ressalta Dhony Vale, a implantação do sistema entrará na fase de catalogação dos materiais existentes no Almoxarifado e homologação do aplicativo. “Essas informações serão repassadas à equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação para alimentar os dados da nova ferramenta. Assim, quando um servidor do Instituto for fazer uma solicitação já saberá o que tem de material disponível e a previsão de aquisição de novos materiais”, detalha.
Dhony Vale menciona outro aplicativo, denominado Hefestos (deus da tecnologia, dos ferreiros, artesãos, escultores, metais, metalurgia, fogo, dos vulcões e do lume), que já foi homologado e está em utilização pelo suporte técnico do Núcleo. “Essa é outra ferramenta nova desenvolvida pela equipe do NUTI para atendimento de demandas internas do Instituto no suporte de tecnologia”, salienta. Para a presidente do IPMB, a nova ferramenta é mais uma inovação tecnológica implementada no Instituto para sua modernização. “Isso vai refletir diretamente na qualidade dos serviços prestados pelo Instituto aos segurados da previdência municipal”, garante Edna D’Araújo.