Documentos e processos expedidos pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém com assinatura eletrônica podem ter a autenticidade comprovada por meio do site da autarquia municipal. Na página principal, abaixo dos banners de serviços, o site oficial – ipmb.belem.pa.gov.br – dispõe da função digital “Validação de Documentos”. Ao clicar nesse item, qualquer cidadão pode verificar a autenticidade de um documento emitido pelo IPMB. Basta digitar o número do mesmo e em seguida clicar em Consultar.
Desde novembro de 2021, processos em tramitação e documentos emitidos no IPMB começaram a ser assinados digitalmente. A assinatura conta com um código digital e um “QR Code”, código de barras que permite digitalizar códigos do tipo QR (Do inglês “Quick Response” ou resposta rápida em português).
“Os servidores públicos do Instituto passaram por treinamentos para uso das novas rotinas instituídas no Sisprev WEB, que é o Sistema de Gestão de Regime Próprio de Previdência Social, usado no cadastro das informações previdenciárias dos segurados do Instituto”, explica o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação do IPMB, Dhony Vale.
A Validação de Documentos de modo online faz parte do Projeto Papel Zero, que visa encerrar a tramitação de processos físicos (papel) na autarquia previdenciária. A meta é que, ao longo da atual gestão, o Instituto passe a contar com serviços totalmente digitais realizados por meio de ferramentas tecnológicas, como sistemas, módulos e aplicativos de celular, como é o caso do app Meu RPPS, do Portal de Perícia Médica, e dos Processos de Aposentadoria e de Pensão Digital em funcionamento na instituição.