Ocorreu, nesta quinta-feira (07), o encerramento das atividades do Projeto Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria, no ano de 2023. A presidenta do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém, Edna D’Araújo; diretores e a equipe responsável pela coordenação do projeto participaram do evento no auditório Dr. Germano da Silveira Ramos, da instituição previdenciária. Na ocasião, foram homenageados servidores, aposentados/as e pensionistas da Previdência Municipal que estiveram nas ações do projeto, entre os meses de abril e novembro.
O encerramento contou com a apresentação de canto pelo Coral Belencanto do Hospital Cynthia Charone, formado por senhoras da terceira idade, e show de dança regional pela aposentada Maria da Conceição Macedo, que também participou do projeto. Após a apresentação do coral, foi servido lanche e, ao final, foi realizada brincadeira de amigo oculto entre os concluintes do projeto. “A gente fica muito contente em chegar ao final de mais um ano e esperamos que, cada vez mais, o projeto agregue mais pessoas. O envelhecimento é uma fase em que o saber e o conhecer permanecem e o que mais importa nessa fase é que estamos ajudando a trabalhar a saúde, a integração e é isso que esse projeto busca”, destacou a presidenta do IPMB, Edna D’Araújo, ao agradecer aos profissionais do Psicossocial e demais servidores do Instituto.
O projeto registrou 50 inscrições ao longo de 2023. Ao todo, foram realizados oito encontros sobre aspectos relacionados ao envelhecimento, de modo a contribuir para desenvolvimento de ações educativas voltadas à cidadania, qualidade de vida e criação de novos projetos pessoais. A programação teve palestras sobre temas como Saúde da Pessoa Idosa: Os Benefícios da Atividade Física; Prevenção de Quedas; Direito de Herança; Prevenção de Fraudes e Golpes Financeiros e A Participação da Pessoa Idosa na Sociedade. Houve ainda atendimentos de Saúde e Bem-Estar da Pessoa Idosa e sessão de cinema com o filme “A Fuga dos Avós”.
PROJETO VITORIOSO É o segundo ano do projeto iniciado, em 2022, quando 22 aposentados e pensionistas concluíram a primeira turma. As atividades foram coordenadas pela Seção de Acompanhamento Psicossocial do Instituto. “O projeto objetiva contribuir para a educação na terceira idade trazendo mais qualidade de vida e conhecimentos e fazendo com que as pessoas consigam ter o sentimento de pertencimento dentro de uma sociedade. Acho que cumprimos com nosso objetivo e já projetamos novas palestras para o ano que vem para dar continuidade a esse projeto tão importante”, explicou a assistente social Heloisa Pinto, coordenadora do projeto. Para a aposentada Sonia Monteiro, que esteve na primeira turma do projeto em 2022 e retornou este ano, o sentimento é de gratidão. “Sinto-me hoje uma pessoa mais jovial, mais participativa e muito mais alegre, após participar do projeto. Evoluí muito como pessoa e espero evoluir muito mais. Recomendo a outras pessoas que participem desse projeto”, ressalta.