IPMB concede primeira Aposentadoria via processo 100% digital

A engenheira civil Adalgiza Silva de Oliveira, 57, é a primeira servidora municipal de Belém a se aposentar por meio de processo de Aposentadoria Digital. Nesta segunda-feira (04), ela esteve no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), onde foi comunicada oficialmente de sua aposentadoria, pela chefa da Procuradoria Jurídica do Instituto, Valeria Fidellis, e pelo coordenador de Aposentadorias e Pensões, Alexandre Barbosa. Adalgiza solicitou o benefício previdenciário, na Seção de Protocolo do Instituto, em 5 de dezembro do ano passado, e, após 89 dias, o processo foi concluído, com a concessão de sua aposentadoria.

É a primeira aposentadoria a ser concedida na história da Previdência Municipal de Belém via processo 100% digital. “Foi tudo realmente bem ágil e bem melhor assim de maneira digital. Sinto-me muito feliz que qeu tudo certo. Muito obrigada aos servidores do IPMB pelo serviço bem prático”, comemora. Idealizado pela presidenta do Instituto, Edna D’Araújo e apoiado pela equipe técnica, o novo serviço foi implantado em 10 de julho de 2023, para possibilitar a tramitação dos processos de concessão de aposentadoria de modo totalmente digital e com início no próprio IPMB e não mais nas secretarias, autarquias e fundações municipais como ocorria antes, permitindo assim a celeridade do processo.

Valéria Fidellis explica que a Aposentadoria Digital é um grande avanço em termos de agilidade na concessão da Aposentadoria da mesma forma como ocorre com o processo de pensão que também já é totalmente digital no Instituto. “Antes, os processos eram efetivados de forma física. Durava muito tempo a tramitação e era um estresse para o servidor que ficava aguardando a conclusão, muitas vezes, sem saber ao certo o que iria acontecer. Hoje, ele tem controle sobre toda tramitação do seu processo, porque pode acompanhar tudo pelo aplicativo Meu RPPS ou via Internet, por meio do site do Instituto”, destaca.

Servidores efetivos podem apresentar diretamente à Seção de Protocolo do Instituto toda documentação necessária para requisitar o benefício previdenciário. “Trata-se de um novo patamar em termos de gestão pública para dar maior eficiência, qualidade e celeridade aos processos e modernizar os serviços de concessão de benefícios previdenciários. A Aposentadoria Digital é mais um projeto do IPMB para facilitar a vida do servidor, indo ao encontro da política de valorização implantada pela atual gestão”, comenta Edna D’Araújo, presidenta do Instituto.