O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) reuniu, nesta terça-feira (13), com representantes de setores responsáveis pelos Recursos Humanos (RHs) de secretarias, fundações e autarquias municipais de Belém, para apresentar o projeto de Aposentadoria Digital. Realizado na sede da entidade previdenciária, no bairro do Marco, o encontro foi presidido pela presidenta do IPMB, Edna D’Araújo, e contou com as presenças de servidores dos setores de Perícia Médica, Psicossocial, Procuradoria Jurídica, Departamento de Previdência e Núcleo de Tecnologia da Informação da autarquia municipal. O projeto está previsto para iniciar no próximo dia 1º de julho.
Com a Aposentadoria Digital, os processos de concessão de aposentadoria na gestão municipal de Belém passarão a iniciar no Instituto de Previdência e não mais nos Departamentos de Recursos Humanos, como ocorre atualmente. O servidor efetivo dará entrada com a documentação necessária na Seção de Protocolo do IPMB, onde todos os documentos serão digitalizados para serem incluídos no sistema digital. Depois, o próprio servidor poderá acompanhar o andamento do processo por meio do aplicativo de celular Meu RPPS. “O servidor poderá se manifestar sobre a tramitação do processo e anexar documentos novos via aplicativo”, explicou o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação do Instituto, Dhony Vale. No encontro, a presidenta do IPMB apresentou aos gestores de RHs proposta de instrução normativa da Aposentadoria Digital.
Os responsáveis pelas áreas de Recursos Humanos esclareceram dúvidas e puderam apresentar sugestões. “A Aposentadoria Digital é mais um projeto do IPMB para facilitar a vida do servidor e para modernização dos serviços de concessão de benefícios previdenciários”, salientou Edna D’Araújo. Outro projeto apresentado no encontro foi o Sistema de Perícia Médica já disponível no aplicativo Meu RPPS para agendamento. Os novos projetos da Previdência Municipal foram avaliados positivamente pelos gestores de RHs. Para a servidora administrativa Lilian Martins, do Departamento de RH da Fundação Escola Bosque (Funbosque), a iniciativa do projeto de Aposentadoria Digital é valida. “Esperamos que tanto a Aposentadoria Digital, assim como a Perícia Médica Digital, tenham seus projetos encaminhados conforme as propostas apresentadas hoje”, destacou.