Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

IGEPREV e IPMB assinam Termo de Cooperação Técnica

Os presidentes do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (IGEPREV), Giussepp Mendes, e do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), Edna D’Araújo, assinaram Termo de Cooperação Técnica, nesta quarta-feira (16/02), na sede do órgão previdenciário estadual, situada no bairro de Nazaré, em Belém. O objetivo foi firmar um intercâmbio para troca de conhecimentos técnicos entre os dois institutos visando o crescimento e a modernização dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) dos servidores públicos do Governo do Pará e da Prefeitura de Belém.  

Ao destacar o protagonismo dos maiores institutos de previdência social do Estado, em firmar a cooperação mútua, a presidente do IPMB ressaltou que a ação será salutar na superação de entraves para gerir de forma plena, com qualidade e eficiência, a concessão dos benefícios previdenciários aos aposentados e pensionistas de Belém. Entre os desafios, aponta Edna D’Araújo está alcançar as metas exigidas para que o IPMB obtenha a certificação de nível 1 do Pró-Gestão, o Programa Nacional de Certificação Institucional de Governança Corporativa para a modernização da gestão dos RPPS no país. 

O IGEPREV já alcançou o nível 2 do Pró-Gestão e visa atualmente atingir o próximo nível. “Para nós, o Igeprev é uma referência. Queremos que a troca de conhecimentos técnicos seja permanente e salutar aos dois institutos, com foco sempre nos segurados e para que possamos estender esse exemplo a outros municípios do Estado, de modo que os RPPS como um todo, no Estado do Pará, ganhem com essa interação , não só com inovações tecnológicas, mas também dos serviços e da gestão de um modo em geral”, afirmou Edna D’Araújo.

Outro objetivo será a avançar em relação ao Sistema de Compensação Previdenciária (Comprev) e agilizar o tempo de tramitação dos processos de concessão de aposentadorias aos servidores públicos municipais de Belém e de pensões por morte dos seus dependentes. “No IPMB, implantamos ano passado novas ferramentas tecnológicas, como o aplicativo Meu RPPS, para realizar a Prova de Vida de modo digital, e o projeto Papel Zero para instituir sistemas  como a Pensão Digital”, salienta. Giussepp Mendes colocou a equipe de planejamento do IGEPREV à disposição para dar suporte ao IPMB em relação ao alcance das metas para atingir o nível 1 do Pró-Gestão. “Nossa expectativa é de contribuir para o fortalecimento do RPPS de Belém e que esse intercâmbio possa ser replicado por outros órgãos gestores de previdência social no Estado”, ressalta. 

Além do presidente Giussepp Mendes, representaram o IGEPREV na assinatura do termo a diretora de Previdência, Camila Busarello; a chefe da Procuradoria Jurídica, Ana Rita Dopazo; o diretor de Administração e Finanças, Franklin Contente, e a assessora jurídica Gabriela Ohana. Pelo IPMB, estiveram também presentes o diretor do Núcleo Setorial de Planejamento, Marvyn Valente; a diretora do Departamento de Previdência, Rosa Cláudia Pereira, e a diretora do Departamento de Administração e Finanças, Sulamita Rodrigues.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: