Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Comissão Eleitoral informa locais de votação das eleições do Conselho Previdenciário

A Comissão Eleitoral responsável pelas eleições para escolha dos membros do Conselho Previdenciário do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) atualizou, nesta terça-feira (09/11), por meio de edital de retificação, os pontos de votação. Serão, ao todo, sete locais que estarão disponíveis aos eleitores nesta quinta-feira, dia 11 de novembro, de 8:00 às 15 horas, período em que será realizado o pleito eleitoral. A votação ocorrerá em um único turno.  

Além dos locais de votação, uma urna itinerante irá percorrer a sede da Agência Distrital de Mosqueiro (ADMOS), na Rua 15 de Novembro, 664, Mosqueiro/Belém, para receber a votação dos servidores da ADMOS; a sede da Agência Distrital de Icoaraci (ADIC), na Rua Manoel Barata, 476-576, bairro de Ponta Grossa, Icoaraci/Belém, para receber votação dos servidores da ADIC, e a sede da Agência Distrital de Outeiro (AROUT), na Rua Manoel Barata, bairro de São João do Outeiro, em Outeiro/Belém, para receber os votos dos servidores da AROUT e da Funbosque.

Duas chapas com oito candidatos cada uma irão concorrer às oito vagas para membros do Conselho Previdenciário, órgão colegiado responsável em reger as decisões referentes ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Município de Belém. O Conselho será formado por seis servidores públicos municipais efetivos (três membros titulares e três suplentes) e dois representantes dos aposentados e pensionistas (um membro titular e um suplente). O voto é facultativo (não é obrigatório), secreto e personalíssimo.

QUEM VOTA?

Podem votar todos os segurados e beneficiários (servidores públicos municipais da ativa, aposentados e pensionistas) vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do Município de Belém. “Servidores públicos cedidos devem votar nos seus órgãos de origem. Assim, quem é servidor da SESMA, mas está cedido à SEMEC, por exemplo, deve votar na SESMA, e assim sucessivamente”, explica Marvyn Valente, presidente da Comissão Eleitoral.

Para votar, o eleitor deverá comparecer ao local de votação com um documento oficial de identificação. Ele irá receber uma cédula de votação na qual irão constar os nomes dos candidatos das duas chapas concorrentes. O eleitor fará um X no quadrado ao lado da chapa escolhida. Em seguida, a cédula de votação será depositada em uma urna. “Após o final da votação, as urnas serão levadas ao IPMB para conferência dos votos. Todo o processo eleitoral vai contar com presença de fiscais das chapas e de representantes da Comissão Eleitoral para monitorar e fiscalizar o pleito”, salienta Marvyn Valente.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: