Servidores públicos que integram o Comitê de Investimentos (Cominvest) do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém participaram de uma reunião online, nesta quarta-feira (09/02), com representantes da Mosaico Consultoria, empresa prestadora de serviços ao IPMB nos ramos financeiro, previdenciário e de mercado de capitais. Na pauta, a troca de informações para subsidiar a preparação da Política de Investimentos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) do município de Belém em conjunto com os gestores do órgão previdenciário.
A presidente do Instituto, Edna D’Araújo, esteve presente na reunião que contou com os membros do Cominvest, os servidores do IPMB, Fernando Leite (coordenador do Comitê), Cleize Costa, Darlindo Brabo, Fernando Alex Costa e Celeste Castro. Sediada em Santa Catarina, a empresa esteve representada pelo analista de investimentos José Cantuária e pelo sócio-diretor Pery de Oliveira. “É a primeira reunião do ano com a empresa voltada à elaboração da política de investimentos do RPPS”, enfatiza Edna D’Araújo.
Contratada em novembro do ano passado, para prestar serviços de consultoria financeira em relação ao mercado financeiro e de capitais na carteira de investimentos previdenciários do IPMB, a empresa de consultoria vai realizar, ao menos, uma reunião por mês durante o ano. O objetivo é auxiliar na elaboração de relatórios de gestão e de demonstrativos destinados à Secretaria Nacional de Previdência Social. Na reunião, os servidores do IPMB receberam orientações sobre os indicadores macroeconômicos do Brasil sobre o comportamento do mercado e cenários políticos, com previsão de movimentos futuros para contribuir com o órgão previdenciário na elaboração de estratégias de investimentos.
O Cominvest é um dos órgãos de assessoramento da Presidência do IPMB nas definições de políticas de investimentos e na distribuição dos fluxos de recursos financeiros do Instituto. É formado por servidores certificados, conforme exigência da Secretaria Nacional da Previdência. Entre as metas do Comitê está o estabelecimento do planejamento de gestão voltado à garantia dos recursos para pagamento dos benefícios previdenciários dos servidores estatutários municipal e para traçar diretrizes de investimentos com segurança, liquidez e rentabilidade.