Combate à violência contra a mulher é tema do projeto Sala de Espera

Nesta terça-feira (05), o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) deu início às atividades do projeto Sala de Espera, no ano de 2024. Criado em 2021, pela atual gestão do Instituto, o projeto Sala de Espera tem por objetivo acolher e socializar aos segurados previdenciários informações sobre direitos sociais e demais temas pertinentes, por meio da divulgação de serviços e orientações a respeito de direitos e deveres. Neste mês de março dedicado às mulheres, o tema escolhido pela equipe da Seção de Acompanhamento Psicossocial, responsável pelo projeto, é o Combate à Violência contra a Mulher.

A cada terça-feira, os segurados da Previdência Municipal receberão orientações sobre o assunto, enquanto aguardam atendimento no Instituto. No dia de hoje, a psicóloga Erika Aviz e a assistente social Andrea Nascimento distribuíram folhetos com informações sobre a violência contra a mulher, os mitos e verdades sobre o tema, onde buscar ajuda contra os agressores e um pouco da história de lutas das mulheres por melhores condições de vida e trabalho.

Durante a programação, a psicóloga Erika Aviz falou das diversas formas de violência a que estão sujeitas as mulheres. “É todo ato lesivo que resulta em dano físico, psicológico, sexual, patrimonial e que tenha por motivação principal o gênero. A violência pode ser praticada no âmbito da vida privada em ações individuais, a exemplo do assédio, da violência doméstica, do feminicídio e da violência obstétrica, como também em ação coletiva, como é caso, por exemplo, da mutilação genital feminina ainda praticada em alguns países”, detalha. As seguradas e segurados da Previdência Municipal de Belém aproveitaram a ocasião para esclarecer dúvidas sobre o assunto e agradeceram pelas orientações das profissionais do Instituto.