Em três rodadas de reuniões realizadas na sede do IPMB, nos últimos dias, foi definido o plano para realização do Censo Previdenciário de 2022. Ficou definida a documentação que será exigida dos segurados e beneficiários da Previdência Municipal, o número de pessoas envolvidas no trabalho, o modo de divulgação, entre outras demandas.
O plano definiu ainda que os segurados poderão responder ao censo por meio virtual, do lugar em que se encontrar, sem precisar se deslocar ao IPMB. “A meta é dispor dos meios digitais, como o site do IPMB, site da Prefeitura de Belém – PMB – e o aplicativo Meu RPPS”, explica Edna D’Araújo, presidente do Instituto.
O Censo Previdenciário é obrigatório e atende determinação do Ministério do Trabalho e Previdência, que exige realização a cada cinco anos.
Atualização – O objetivo é atualizar os registros cadastrais e funcionais dos servidores públicos efetivos ativos, aposentados e pensionistas, de modo a garantir o armazenamento dos dados indispensáveis à garantia da concessão dos benefícios previdenciários e também realizar pesquisa sócio-econômica que será aplicada, com vistas ao desenvolvimento de políticas públicas a esse público específico.