Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Censo Previdenciário ainda pode ser realizado de modo on-line

O prazo de realização do Censo Previdenciário para segurados da Previdência Municipal de Belém terminou nesta sexta-feira, 30/06, mas, até 14 de julho, ainda será possível fazê-lo, de modo on-line. Muita gente esteve, no último dia do prazo prorrogado, no auditório do IPMB, para realizar o atendimento presencial. O período de atualização cadastral, financeira e funcional obrigatória para servidores efetivos, aposentados e pensionistas da Prefeitura e Câmara Municipal de Belém iniciou em 12 de dezembro de 2022 e se estendeu até 16 de maio deste ano.

Como havia ainda 8 mil pessoas que não haviam feito o Censo na ocasião, por determinação do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, o prazo para realizar o recenseamento foi prorrogado. Ao final do prazo, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém contabilizou mais de 17,8 mil recenseados (85%) de um total de 21 mil segurados.

Os demais 15% de segurados ainda não recenseados (3 mil pessoas), poderão fazer o recenseamento via Internet, por meio do site www.agendacenso.com.br/ipmb, ou pelo aplicativo Meu RPPS, na opção “Censo Previdenciário 2022”, até o próximo dia 14. “Quem não fez o Censo está passível de ter seus pagamentos salariais e proventos previdenciários (aposentadorias e pensões) suspensos até regularização da pendência”, explica Edna D’Araújo, presidenta do IPMB, que acompanhou pessoalmente o atendimento presencial no último dia.

ATENDIMENTO COM RAPIDEZ Apesar da grande presença de segurados no auditório do Instituto, no último dia do Censo, o atendimento foi realizado com rapidez. Foi o caso do aposentado Henrique de Queiroz, 75 anos. Cadeirante, ele foi auxiliado por seu filho Jonathan Henrique Oliveira, para chegar ao local. “Iniciei o processo do Censo pelo site, mas, por não conseguir enviar uma foto, resolvi agendar o atendimento presencial. Fomos atendidos muito rápido”, comentou Jonathan.

Já o servidor efetivo da Secretaria Municipal de Saúde, Waldir Moreira, decidiu vir ao atendimento presencial, no último dia, após ter iniciado a realização do Censo pela internet. “Fiz o agendamento no dia anterior e tive facilidade no atendimento para dar continuidade e concluir o recenseamento”, ressaltou.

A aposentada Jovina Vieira do Carmo, 80 anos, também compareceu ao local, no último dia do Censo. Ao lado do filho Everton Vieira, ela conta que “fez o agendamento no dia anterior e, no horário marcado, foi ao auditório”. A mesma agilidade de atendimento ocorreu com o pensionista Zenaldo Rodrigues Coutinho, 88 anos, que agendou, pela manhã, o atendimento presencial e, na tarde do mesmo dia, compareceu ao IPMB para ser recenseado. “Foi um atendimento bom e rapidamente tudo foi resolvido”, destacou o segurado previdenciário.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: