Junho é o mês dedicado à conscientização e ao combate à violência contra a pessoa idosa. Para marcar o período, a BELÉMPREV deu início, nesta terça-feira (11), a mais uma ação educativa do Projeto Sala de Espera para orientar e esclarecer dúvidas dos segurados. A assistente social Andrea Nascimento e a psicóloga Erika Aviz, da Seção de Acompanhamento Psicossocial da autarquia, realizaram distribuição de materiais informativos (folders) sobre definição e tipos de violência contra pessoa idosa, onde buscar atendimento e como denunciar. Ao longo deste mês, o Projeto abordará o tema aos aposentados, pensionistas e público em geral atendido na sede da instituição.
No material informativo, os segurados tiveram oportunidade de conhecer mais sobre a campanha Junho Violeta sobre a conscientização quanto ao combate à violação de direitos contra pessoa idosa. A campanha é alusiva ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa celebrado em 15 de junho. A data foi instituída, em 2011, pela Organização das Nações Unidas (ONU), para chamar atenção da sociedade sobre as formas de violações e para divulgar a rede de apoio para fins de denúncias.
Iniciado em dezembro de 2021, o Projeto Sala de Espera é um dos projetos instituídos pela gestão da BELÉMPREV para humanização e valorização dos segurados previdenciários que, em maioria, são pessoas idosas. Além de garantir os pagamentos dos proventos em dia, a autarquia previdenciária atua para desenvolver projetos voltados para esse público, como os projetos “Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria” e “O Futuro Chegou”.