Hoje, 15 de maio, a BELÉMPREV celebra o Dia da/o Assistente Social. A autarquia previdenciária dispõe de serviços prestados por esses profissionais, na Seção de Acompanhamento Psicossocial, para garantia de direitos dos/as segurados/as da Previdência Municipal. Atualmente, a Seção conta com as assistentes sociais Andréa Nascimento, Brena Silva, Débora Ribeiro e Heloísa Pinto, na defesa do bem-estar social, no enfrentamento às desigualdades e na luta em garantir cidadania e equidade. Os trabalhos são coordenados por uma assistente social servidora efetiva da autarquia previdenciária.
Entre as ações coordenadas pela equipe de assistentes sociais da BELÉMPREV estão projetos voltados à Educação Previdenciária. Entre eles, o “Sala de Espera” que visa acolher e socializar aos segurados previdenciários informações sobre direitos sociais e demais temas pertinentes, por meio da divulgação de serviços e orientações a respeito de direitos e deveres. Outro projeto coordenado por assistentes sociais é o “Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria”, que contribui com a preparação de ex-servidores para novos projetos de vida após a aposentadoria.
Com atendimento realizado por demanda espontânea ou via agendamento, o Serviço Social é responsável por emitir pareceres técnicos para fundamentar decisões da Coordenadoria de Perícia Médica e Social (CPMS) e da Procuradoria Jurídica (Projur) da BELÉMPREV, sobre processos para fins de concessão dos benefícios previdenciários de aposentadoria aos servidores/as efetivos/as e de pensão por morte aos dependentes dos mesmos; verificação de casos de suspeita e/ou de violação de direitos previdenciários; identificação de fatores condicionantes e determinantes do quadro de saúde/adoecimento do servidor periciado por meio de avaliações biopsicossociais; acompanhamento de processo de readaptação funcional de servidor em nova atividade laboral, entre outras demandas.