Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Servidores da Sefin conhecem mais a Previdência Municipal

A Prefeitura de Belém, por meio do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB), realizou, nesta quarta-feira (14), a programação do Projeto “A Previdência É Nossa” para compartilhar informações sobre o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) a servidores efetivos da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). O encontro, o último do ano de 2022, ocorreu na Central Fiscal de Atendimento ao Contribuinte (CFAC), no Comércio. No local, os profissionais assistiram às palestras realizadas pelo diretor do NUSP (Núcleo Setorial de Planejamento) do Instituto, Marvyn Valente, e pela presidente do IPMB, Edna D’Araújo. Foi o encontro de número 21 promovido pela entidade previdenciária, dentro do projeto iniciado em abril deste ano, tendo por público-alvo os servidores e servidoras das secretarias, fundações e autarquias municipais.

Após a abertura do evento, realizada pela servidora do IPMB, Dienne Santos, o diretor do NUSP apresentou informações sobre a história da Previdência Municipal e a sobre a extinção do antigo IPAMB, em 2017, quando foram criados o IPMB e o IASB (Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém). Em seguida, a presidente do IPMB, Edna D’Araújo, apresentou aos servidores o atual cenário da Previdência, por meio da exposição de números referentes às finanças do RPPS. Entre os dados estão gastos com folha de pagamento de aposentados e pensionistas; arrecadação para pagamento dos benefícios previdenciários; aporte financeiro destinado pelo ente municipal à Previdência; quantitativo de segurados; saldo do Fundo Previdenciário, entre outros dados.

“Eu, enquanto servidora efetiva do Instituto, também não tinha acesso a essas informações. Após assumir a presidência da instituição e me apoderar desses dados, percebi que tudo isso não poderia ficar só comigo. Meus colegas servidores tinham todo direito também de saber”, explicou a presidente do IPMB. Ela aproveitou a ocasião para divulgar e orientar sobre o Censo Previdenciário iniciado na segunda-feira, 12, e falou das inovações implantadas na atual gestão do Instituto, como a aplicativo Meu RPPS, a Pensão Digital e em breve a Aposentadoria Digital.

Mauro Gaia, servidor efetivo da Sefin há 35 anos, agradeceu à equipe do IPMB, em nome da secretária Káritas Rodrigues, por levar as informações da Previdência aos servidores do órgão municipal de finanças. Para ele, os dados apresentados no encontro foram muito importantes. “Pela primeira vez, estamos presenciando o próprio IPMB, na pessoa de sua presidente, prestar esclarecimentos e desmistificar o funcionamento do Regime Próprio de Previdência Social do município, dando oportunidade para que o servidor tire dúvidas e tornando bem transparente a arrecadação e o aporte que a prefeitura repassa a cada mês para complementar os recursos arrecadados”, comentou.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: