No primeiro dia do Censo Previdenciário, o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) realizou a divulgação do início do recenseamento via imprensa. A presidente da entidade previdenciária municipal, Edna D’Araújo, gravou entrevistas à equipe de reportagem da TV Nazaré e ao radialista Jimmy Night, da Super Rádio Marajoara, na sede do Instituto, no Marco.
Na ocasião, a gestora destacou a importância do Censo e salientou que todos os servidores e servidoras efetivos/as do município, os aposentados/as e os pensionistas da Previdência Municipal devem fazer o recenseamento até o dia 16 de maio de 2023.
Este ano, o Censo Previdenciário será totalmente on-line, com acesso por meio dos sites do IPMB e Prefeitura, ou do aplicativo de celular “Meu RPPS”, uma das inovações da atual gestão.
O Censo conta também com a aplicação de pesquisa socioeconômica. “por meio dessa pesquisa, a Secretaria Municipal de Administração de Belém poderá fomentar políticas voltadas aos segurados. Essa também é uma novidade do Censo”, ressaltou Edna na entrevista à emissora de tevê. “No caso de o Censo não ser feito no prazo, há risco de suspensão dos pagamentos das remunerações dos servidores e dos proventos dos segurados”, ressaltou a presidente nas entrevistas.