A presidente do IPMB, Edna D’Araújo, apresentou a aposentadas municipais de Belém informações sobre o funcionamento do RPPS e dados atualizados da Previdência Municipal, como despesas com folha de pagamento de aposentados e pensionistas, arrecadação para pagamento de aposentadorias e pensões, aporte financeiro do ente municipal, entre outros. Foi durante a abertura dos cursos promovidos pelo Projeto “Cidadania e Qualidade de Vida na Aposentadoria”, que realizou sua primeira edição, nesta quinta-feira (06/10).
Para a presidente do IPMB, Edna D’Araújo, com a chegada da aposentadoria, os segurados/as podem encontrar novos desafios e possibilidades em suas vidas, após anos de trabalho dedicados ao serviço público. “É mais um projeto do IPMB voltado à valorização do nosso segurado, por meio da educação previdenciária e da democratização de informações da nossa Previdência”, ressalta. “A iniciativa tem como foco principal democratizar informações sobre a Previdência Municipal e dos aspectos relacionados ao envelhecimento, contribuindo para garantia da cidadania dos/as aposentados/as”, explica Gisele Batalha, coordenadora do Projeto. Ela ressalta que a programação vai atender também os/as pensionistas, pois são pessoas idosas, na maioria.
Aos 73 anos, Sônia Maria dos Santos Monteiro não perdeu a oportunidade de se inscrever no projeto. Aposentada há seis anos, ela aprovou a iniciativa. “Ainda não havia participado de um projeto como esse. Pra mim, a oportunidade foi muito gratificante, um reconhecimento da importância do aposentado. Espero obter com o projeto mais conhecimentos”, comentou.