Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Servidores efetivos da Sesan recebem informações sobre RPPS

A sede da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), no bairro do Marco, recebeu, nesta quinta-feira (25/08), a programação do Projeto “A Previdência É Nossa!”, ação organizada pelo Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB). Foi o primeiro encontro do projeto, no segundo semestre deste ano, com objetivo de compartilhar informações do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) com os servidores efetivos da Prefeitura de Belém. “O que queremos é que o servidor municipal se apodere das informações da nossa Previdência. Daí o nome do projeto”, destacou Edna D’Araújo, presidente do IPMB.

A gestora apresentou os números do RPPS, como despesas com folha de pagamento de aposentados e pensionistas; valores arrecadados para pagamento das aposentadorias e pensões por morte; aporte financeiro do ente municipal; entre outros dados. O diretor do Núcleo Setorial de Planejamento do Instituto, Marvyn Valente, abriu a programação com um breve histórico sobre o surgimento da autarquia previdenciária, desde a década de 1960, até 2018, com a criação do atual IPMB. A programação do Projeto prosseguirá, nesta sexta-feira, dia 26/08, na sede do Departamento de Resíduos Sólidos (DRES) da Sesan. Os servidores ouviram atentamente as considerações sobre o projeto que faz parte do Planejamento Estratégico do IPMB para educação previdenciária dos servidores municipais efetivos.

A agente de serviços urbanos, Caroline Lopes, avaliou positivamente o projeto por lhe possibilitar acesso a informações que até então desconhecia. Servidora efetiva há 10 anos, ela destacou as orientações sobre a contribuição previdenciária e a segregação de massas (separação da contribuição dos segurados em dois planos, Financeiro e Previdenciário). “Achei fundamentais as explicações, pois esclareceu muitas dúvidas sobre o assunto”, destacou. Para o servidor efetivo João José Ramos, 63 anos e prestes a completar 40 anos de serviço, as informações foram válidas para ajudar a entender como funciona o RPPS e a tirar dúvidas sobre aposentadoria. “Vou me programar para procurar o IPMB e fazer a simulação da minha aposentadoria”, afirmou.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: