Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Projeto Sala de Espera orienta aposentados e pensionistas sobre Doença de Alzheimer

“Alzheimer: A importância de conhecer”. Esse foi o tema do Projeto “Sala de Espera” em programação realizada, nesta terça-feira (23/08), na sede do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB). Aposentados e pensionistas beneficiários da Previdência Municipal receberam orientações sobre a forma mais comum de demência neurodegenerativa que pode atingir pessoas a partir dos 40 anos, em especial, os idosos. As orientações foram repassadas pelas assistentes sociais Gisele Batalha e Heloísa Pinto, da Seção de Acompanhamento Psicossocial do Instituto. Realizada às terças-feiras, as ações do projeto objetivam acolher e informar os/as beneficiários/as quanto aos seus direitos previdenciários e sociais, além de democratizar orientações sobre os serviços da entidade previdenciária.

Os beneficiários receberam informativos e assistiram a um vídeo sobre o tema. “É preciso ter diálogo na família e buscar conhecimento sobre a doença, porque isso vai ajudar a aprender a lidar com a pessoa. É importante o apoio de todos para distribuir as tarefas e garantir os cuidados”, orientou Gisele Batalha. A assistente social Heloísa Pinto, por sua vez, reforçou os sintomas mais comuns da doença de Alzheimer, em especial, a dificuldade de pensar e compreender; o delírio e a confusão mental durante a noite. “É preciso entrar na fantasia do doente para tentar, de alguma forma, minimizar os reflexos da doença, de modo a não criar problemas maiores”, explica.

Para a pensionista Elizabete Duarte, o projeto é de fundamental importância para contribuir com a informação sobre o tema. “Quando temos uma pessoa com Alzheimer em casa, a família adoece junto. Ocorre muitas das vezes que a família acaba por abandoná-la, por não saber lidar com a situação”, comentou. Desde dezembro de 2021, o “Sala de Espera” foi responsável por 24 ações que alcançaram mais de 900 segurados/as e beneficiários/as da Previdência Municipal, entre servidores efetivos, aposentados e pensionistas.

Compartilhe esta notícia:
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Email
Notícias relacionadas: