Servidores públicos do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Belém (IPMB) participaram, nesta quarta-feira (22), no miniauditório do subsolo do prédio-sede, de uma oficina voltada à criação de hábitos de autocuidado com a Saúde Mental. Promovido pelos psicólogos Ryan Espírito Santo e Erika Aviz, do Setor de Psicologia da Seção de Acompanhamento Psicossocial do Instituto, o encontro proporcionou exercícios e orientações aos profissionais da entidade previdenciária sobre como lidar com o tema.
Na oficina, os servidores assistiram à exposição do assunto e puderam participar de exercícios, como o estudo de dois casos clínicos de adoecimento mental ou sofrimento e apresentaram sugestões de como as redes familiar e social podem atuar em cada caso, sobre rotinas que podem contribuir para o desenvolvimento da saúde mental e encaminhamentos para solucionar os problemas. “Trabalhamos em dois aspectos (na oficina). O da prevenção da saúde mental por meio da criação de hábitos e ações no dia a dia e como lidar com os pensamentos e sentimentos difíceis”, explica Ryan Espírito Santo.
A saúde mental é uma questão cada vez mais preocupante no Brasil, considerado um dos países com maior índice em casos de depressão no mundo. Dados mostram que a incidência atual da doença varia entre 3% a 11% da população. “Grande parte dos profissionais brasileiros sofre de ansiedade, depressão ou de outros problemas psicológicos que comprometem a qualidade de vida”, ressaltou a assistente social Gisele Batalha, titular da Seção de Acompanhamento Psicossocial do IPMB. A programação é parte do cronograma de ações da Seção de Acompanhamento Psicossocial elaborado para o ano de 2022, para abordar o tema Saúde Mental junto aos servidores e assim contribuir para a prevenção das doenças mentais junto aos profissionais.